Festival de Música Rádio MEC anuncia vencedores neste sábado
Foram quase 2.100 músicas inscritas, que resultaram em 47 finalistas. Agora chegou a hora de saber quem venceu o Festival de Música da Rádio MEC 2021. A emissora anuncia neste sábado (25), Dia Nacional do Rádio, às 20h, o resultado, com transmissão ao vivo pela Rádio MEC, pelo Facebook e Twitter da Rádio MEC e YouTube da TV Brasil. Às 22h30, a TV Brasil transmite a gravação da premiação.
Confira a lista completa dos vencedores do festival
São quatro categorias: Música Instrumental, Música Clássica, Música Infantil e Música Popular. Cada uma delas vai premiar o Melhor Intérprete e Melhor Composição Inédita, pela escolha do júri, e o público vai escolher a sua preferida de cada grupo, por meio de votação no site das Rádios EBC, que segue aberta até minutos antes de cada prêmio ser anunciado. Ao todo, são 12 vencedores, sendo oito escolhidos pelo júri técnico e quatro pela audiência.
As músicas semifinalistas estão sendo transmitidas na programação da Rádio MEC e também foram disponibilizadas para o público na internet. Essa promoção das músicas visa divulgar gravações de músicas inéditas e abrir espaço na programação da emissora para cantores, compositores e instrumentistas.
Conheça todos os finalistas do Festival de Música da Rádio MEC 2021
Homenagens
Com apresentação de Tiago Alves e Bia Aparecida, a grande final será transmitida diretamente do estúdio 2 da TV Brasil, no Rio de Janeiro e contará com algumas homenagens musicais, já gravadas. Uma delas é ao centenário do compositor Zé Keti, com uma apresentação de sucessos do repertório pelo cantor Vidal Assis, que apresentou a série Zé Kéti – um repórter musical.
A 13ª edição do festival vai comemorar também os 60 anos do apresentador do programa Blim-Blem-Blom, Tim Rescala, com show da formação de câmara organizada pelo compositor e produtor musical.
O educador, cantor, compositor e radialista Zé Zuca, que faria 70 anos em 2021, é outro que será homenageado na noite deste sábado. O Coro do Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro vai interpretar as músicas do ex-apresentador da Rádio Maluca e Radioteca, programas voltados ao público infantil.
Rosinha de Valença fecha as homenagens. A violonista, que concebeu a série Eles escolheram a música - relembrada em edições do programa Memória Rádio MEC -, completaria 80 anos e terá músicas de seu repertório revisitadas.
"O festival tem essa missão de combinar gerações. Abre espaço e descobre nomes com potencial como princípio, mas também valoriza e reconhece personalidades como Tim Rescala, além de homenagear astros como Rosinha de Valença, Zé Zuca e Zé Keti", explica Thiago Regotto, gerente da Rádio MEC.
Recorde de inscritos
Pela primeira vez aberto a músicas de fora da região Sudeste, o festival mais do que dobrou o número de inscrições este ano. Foram 2.094 músicas inscritas, batendo o recorde da edição de 2020, quando 1.023 composições concorreram. Só na categoria Música Popular, que teve a maior procura, foram 1.371 inscrições. Em Música Instrumental o número chegou a 408, seguidas de Música Infantil com 167 e Música Clássica com 148 composições.
Thiago Regotto, explicou que a primeira grande triagem foi feita pela equipe interna de programadores, que avaliou as músicas que poderiam ser consideradas prontas para veiculação.
"Foi um grande esforço conjunto de toda equipe de programadores e produtores de música clássica, popular, infantil e instrumental", afirma o gerente da emissora, que vê o festival ganhar relevância a cada ano. "A abertura de inscrições para concorrentes de todo o país atendeu a uma demanda que já existia. A novidade rendeu recorde de inscrições, mais que o dobro do ano passado, que já tinha sido a maior. Além disso, aumenta a diversidade com novos artistas, sons e sotaques", analisa.
Em seguida, o júri do festival escolheu as 24 músicas que avançaram para a final. Os critérios em avaliação foram qualidades da gravação e artística, interpretação e originalidade. As outras composições foram escolhidas pelo voto do público, reforçando a intenção de valorizar o voto dos ouvintes e internautas, com aumento de um para quatro prêmios reconhecidos por meio da escolha feita pelo público.
Edição totalmente on-line
Desde o início da pandemia de covid-19, o Festival de Música da Rádio MEC é realizado totalmente de forma virtual, com transmissões pelos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e seus perfis nas redes sociais. Este é o segundo ano neste formato, com a final sem apresentação dos vencedores.
Com todas as etapas on-line, o festival ganhou mais agilidade, considera Regotto - tanto do ponto de vista dos participantes quanto da organização, já que diminui o custo com com impressões, cópias e envio para os inscritos e proporciona uma entrega dinâmica do material. "No entanto, nosso desafio aumenta quando consideramos a quantidade de obras e inscrições que precisam ser validadas", acrescentou.
Além de levar o troféu para casa, as músicas premiadas serão veiculadas na programação da emissora, de acordo com o perfil musical de cada uma.
Confira a lista de vencedores do festival
Música Clássica
Melhor Música
Pentagonia
Autoria: Jorge Ribbas
Interpretação: Quinteto da Paraíba
Melhor Intérprete
Fantasia para quinteto de sopros
Autoria: Rafael Bezerra De Souza
Interpretação: Quinteto Experimental da UFRJ (Juliana Bravim – oboé; Miller Moraes – flauta; Diogo Lozza – clarinete; Carlos Bertão – fagote; Alessandro Jeremias – trompa)
Mais Votada pelo Público
Estudos Sorianos
Autoria: Marcos Zanandrea
Interpretação: Renan Simões
Votos: 6.634 votos
Número de votos na categoria: 14.208 votos
Música Instrumental
Melhor Música
De sol a sol
Autoria: Toninho Ferragutti
Interpretação: Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas
Melhor Intérprete
Anatilda
Autoria: Daniela Spielmann
Interpretação: Daniela Spielmann e Anat Cohen
Mais Votada pelo Público
Baixo ao lado
Autoria: Rafael Calegari
Interpretação: Rafael Calegari e Luiz Sebastião 7 Cordas
Votos: 7.131 votos
Número de votos na categoria: 11.530 votos
Música Infantil
Melhor Música
Castelinho de areia
Autoria: Mariane Bigio
Interpretação: Mariane Bigio
Melhor Intérprete
Sobre os ombros do meu pai
Autoria: Rodrigo Vulcano
Interpretação: Juliano Correa Leite
Mais Votada pelo Público
Lobo-Guará (Nosso Pantanal)
Autoria: Juliani Carla Ribeiro e João Francisco Rangel de Abreu Junior (Joãozinho)
Interpretação: Banda Casa Cantante
Votos: 13.681 votos
Número de votos na categoria: 17.603 votos
Música Popular
Melhor Música
Que sorte a minha
Autoria: Victor Mus
Interpretação: Victor Mus E Illy
Melhor Intérprete
O adeus
Autoria: Marcela Velon e Aluízio Elias
Interpretação: Marcela Velon, Renato Braz e Quarteto Maogani
Mais Votada pelo Público
Trânsito de Marte
Autoria: Julie Wein
Interpretação: Julie Wein
Votos: 6.753 votos
Número de votos na categoria: 50.094 votos