Nova identidade terá formato digital, diz secretário

Secretário especial de Modernização do Estado falou em A Voz do Brasil

Publicado em 24/02/2022 - 21:24 Por Agência Brasil - Brasília

O governo anunciou nesta quarta-feira (23) a nova carteira de identidade digital. Mas o brasileiro não vai precisar sair correndo para trocar o documento. É o que garantiu o secretário especial de Modernização do Estado, Eduardo Gomes na entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (24).

Segundo ele, a carteira atual terá validade de 10 anos e os institutos de identificação terão prazo de um ano para se adequar tecnicamente à nova situação. “É um processo lento, gradativo, sem trauma para a população”, disse.

O secretário disse que a mudança para um número único deverá conferir mais segurança e evitar as fraudes que acontecem hoje em dia.

Segundo Gomes, o cidadão não terá de pagar nenhuma taxa. O documento também terá formato digital que poderá ser acessado na plataforma Gov.br. Porém, o documento impresso continuará sendo o principal. “Hoje em dia nem todos os brasileiros possuem smartphone para que possam ter essa identidade digital. É uma identidade cidadã, inclusiva.”, disse.

Assista ao programa na íntegra:

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Últimas notícias