PM e Metrô fecham parceria para reforçar segurança nas estações de SP
![Rovena Rosa/Agência Brasil Greve dos metroviários causa paralização entre as estações Santa Cecília e Bresser Mooca da linha vermelha do metrô.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Após diversos episódios de violência e de roubos ocorridos nos últimos meses nos trens e estações do Metrô de São Paulo, a Polícia Militar fechou hoje (28) um convênio com o Metrô para tentar coibir esses crimes. O convênio, segundo a Secretaria de Segurança Pública, prevê o reforço de 180 policiais de folga atuando nas estações e linhas desse transporte na capital paulista.
Esses policiais vão trabalhar em regime de diária especial por jornada extraordinária de trabalho militar (Dejem), que foi contratada pelo Metrô. De acordo com a secretaria, esse trabalho será feito por adesão voluntária, ou seja, os policiais militares que desejarem poderão concorrer às 180 vagas que foram abertas.
“Teremos policiais fardados, armados e com comunicação externa para solicitar apoio policial da área (externa), se necessário”, disse Álvaro Batista Camilo, secretário-executivo da Polícia Militar.
A cada semestre, uma comissão formada por membros do Departamento de Operações do Metrô e da Área Operacional da PM vão definir que estações devem receber maior reforço de segurança.
"A parceria com a PM vai trazer mais segurança ao nosso sistema. Nossos agentes vão poder atender ainda melhor os passageiros e os policiais militares vão auxiliar na coibição de crimes nas nossas 4 linhas", disse Silvani Pereira, diretor-presidente do Metrô.
O custo mensal do convênio poderá chegar a R$ 1,4 milhão por mês, de acordo com a quantidade de policiais que aderirem. A parceria começa a funcionar em outubro deste ano e valerá por 15 meses, podendo ser prorrogada até o limite de cinco anos.
![Sede da Polícia Federal em Brasília](https://imagens.ebc.com.br/aR0Cxsbny9pWs_mgd3ElQjqJ8BA=/390x240/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/sede_da_policia_federal_em_brasilia0505202670.jpg?itok=-qWhRmNv)
![Reprodução Instagram/CBT João Fonseca - tênis - tenista](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 02/11/2023 - Movimento em Dia de Finados no Cemitério São Luiz, em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil A Secretária Nacional LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos, Symmy Larrat.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)