Agência Brasil é agência de notícias mais premiada de 2024
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 25/07/2024 – Carlos Vitor Guimarães abraça sua família no lado de fora do Presídio Evaristo de Moraes. O jovem negro de 25 anos, morador de São Gonçalo, esteve preso durante um ano e meio ao ser condenado por roubo de carga apenas com reconhecimento por foto, e está absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça após pedido da Defensoria Pública do Estado. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A Agência Brasil ocupa o primeiro lugar entre as agências de notícias mais premiadas do ano, segundo levantamento realizado e divulgado pelo portal Jornalistas & Cia. O Ranking + Premiados da Imprensa está em sua 14ª edição listando os jornalistas e veículos mais premiados do ano, tanto nacionalmente como por região e plataforma.
Já a TV Brasil está em terceiro lugar no ranking das emissoras de televisão. Considerando todos os tipos de veículos de imprensa, a Agência Brasil ficou em 9ª no ranking dos 50 veículos mais premiados. A TV Brasil também faz parte do grupo, na 14ª posição.
O fotógrafo da Agência Brasil Paulo Pinto entrou para a lista dos jornalistas mais premiados de 2024, de acordo com o ranking elaborado e divulgado pelo portal Jornalistas & Cia. O profissional, que compõe a equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em São Paulo, ganhou o segundo lugar da lista, que é liderada por Lalo de Almeida, repórter fotográfico da Folha de S. Paulo.
"Neste ano em que a Agência Brasil completa 35 anos, a premiação do portal Jornalistas & Cia é uma excelente notícia, resultado do compromisso com o jornalismo público. Os destaques à Agência Brasil, à TV Brasil e ao fotógrafo Paulo Pinto são fruto da qualidade de seus profissionais, da transparência editorial e da sintonia com os interesses da sociedade", destaca a diretora de Jornalismo da EBC, Cidinha Matos.
Para o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, o prêmio comprova a relevância do trabalho da única agência pública de notícias em âmbito nacional e é também um reconhecimento ao serviço prestado por todos os profissionais da EBC. "Somam-se a esse resultado o prêmio Valdimir Herzog, concedido à Agência Brasil e à TV Brasil, além do APCA, atribuído ao Sem Censura. Tudo isso é reflexo do esforço conjunto para entregar à sociedade conteúdos que fortaleçam a comunicação pública e a democracia”, acrescentou Jean.
![REUTERS/Enea Lebrun/Proibida reprodução An aerial view shows a cargo ship transiting through the Gatun locks at the Panama Canal as U.S. President Donald Trump plans to regain control of the Canal, in Colon, Panama, February 1, 2025. REUTERS/Enea Lebrun](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)