Copa do Mundo no Brasil é destaque na imprensa internacional

Publicado em 12/06/2014 - 12:33 Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

-

Notícias sobre a Copa do Mundo no Brasil estampam capas e os sites da imprensa internacional. Com a manchete A Copa mais Realista do Brasil,  o jornal espanhol El País destaca nesta quinta-feira (12) os seis anos e sete meses entre a eleição do Brasil para sediar o Mundial e o início do torneio.

“Além de apaixonados por futebol, os pentacampeões ouviram adjetivos desconfortáveis, como corruptos, acomodados, ingênuos, incompetentes e despreparados. A exposição dos erros com o Mundial tirou os brasileiros da inércia e promoveu uma onda de protestos inédita, que começou há exatamente um ano, em junho de 2013, quando milhões de brasileiros saíram para protestar por transporte, saúde e educação de qualidade”, diz o jornal.

O francês Le Monde descreve São Paulo como uma selva de pedras “sempre em busca de seus limites entre luxo e miséria”. O periódico francês também lembra os protestos que começaram em junho de 2013 e a “confusão causada pela greve dos metroviários” alguns dias antes do início do Mundial.

O Le Monde também destaca os R$ 820 milhões gastos na construção do Itaquerão (Arena Corinthians), estádio que vai receber o jogo de abertura da Copa na capital paulista. “O suficiente para alimentar a amargura de diversos movimentos sociais”, diz matéria publicada hoje.

Esta semana o The New York Times destacou uma "ansiedade profunda" entre os brasileiros, em meio aos preparativos para a Copa e a crise econômica. O jornal norte-americano falou ainda que, com a realização do Mundial no Brasil, existe uma "sensação de mal-estar", que reflete as reivindicações crescentes da classe média por serviços melhores.

já o jornal inglês The Economist critica a falta de alternativas a táxis em Guarulhos e destaca que a esperança era um trem que ligaria o aeroporto à cidade, mas a obra não foi feita. “Na verdade, apenas cinco das 35 obras prometidas de mobilidade urbana para a Copa do Mundo foram concluídas ao redor do país", diz o jornal.

Copa 2014: Acompanhe a cobertura completa da Agência Brasil

 

*O título da matéria foi alterado às 16h53 do dia 12.06.2014 para esclarecer informações

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias