Você está aqui

Brasil e Índia se unem nas áreas de meio ambiente e de troca de dados

  • 16/07/2014 10h56publicação
  • Brasílialocalização
Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff recebe o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, no Palácio da Alvorada (Wilson Dias/Agência Brasil)

Presidenta Dilma Rousseff recebe o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, no Palácio da Alvorada Wilson Dias/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, assinaram hoje (16) três acordos nas áreas de meio ambiente, processamento de dados de satélite e troca de informaçõesde sobre cidadãos. Eles participam da 6ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorre desde ontem (15) em território brasileiro.

O acordo na área ambiental visa a desenvolver pareceria em diversos temas: mudança climática, diversidade biológica, reflorestamento, conservação de recursos hídricos, gestão de resíduos, biocombustíveis produtos derivados de plantas medicinais, qualidade do ar.

Os dois países ainda firmaram acordo que define as condições para expansão do recebimento e processamento de dados de satélites de sensoriamento remoto indianos pela estação terrestre brasileira de gestão de recursos naturais, localizada em Cuiabá (MT). As imagens contribuirão para combater queimadas na Amazônia.

Na área consular, Brasil e Índia assinaram memorando de entendimento que estabelece mecanismo de consulta entre consulados e movimentação de pessoas entre os dois países.

Segundo o Itamaraty, o intercâmbio comercial entre os países aumentou de US$ 1 bilhão, em 2003, para US$ 9,49 bilhões no ano passado. A Índia ocupa a 12ª posição entre os principais parceiros comerciais do Brasil.

Edição: Talita Cavalcante