Costa do Marfim fecha fronteira com a Guiné e a Libéria por causa do ebola
![Ritchie B. Tongo/EPA/Agência Lusa/ Direitos Reservados Cartaz orienta população das Filipinas sobre sinais e sintomas do ebola](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A Costa do Marfim decidiu fechar as fronteiras com a Guiné e a Libéria, países onde há casos de pessoas infectadas pelo vírus ebola. A decisão, em vigor desde ontem (22), insere-se “num quadro restrito de medidas preventivas para proteger as populações, incluindo estrangeiros, que vivem no território costa-marfinense”, disse em comunicado o primeiro-ministro Daniel Kaban Duncan.
Nessa sexta-feira, o secretário-geral do sindicato dos serviços de saúde da Libéria, George Williams, anunciou que todas as regiões do país já foram atingidas pela epidemia, após a confirmação dos primeiros casos mortais no Sudeste, perto da fronteira com a Costa do Marfim.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou, até 20 de agosto, 1.427 mortos em 2.615 casos identificados em quatro países da África Ocidental.
A Libéria é o país mais afetado, com 624 mortos em 1.082 casos,. Em seguida vem a Guiné, onde foram registados casos a cerca de 150 quilômetros da fronteira com a Costa do Marfim, com 407 mortes.
Serra Leoa (392 mortes) e a Nigéria (cinco mortes) são os outros países afetados pela epidemia.
No dia 11 de agosto, a Costa do Marfim decidiu suspender todos os voos para os países atingidos pela epidemia. Além disso, proibiu a realização de competições esportivas internacionais no país.
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 03.09.2024 - Seca e alta temperatura em Brasília. Pessoas no Parque da Cidade. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Jaimi Joy/Proibida reprodução João Fonseca vibra durante partida contra Andrey Rublev no Aberto da Austrália
14/01/2025 REUTERS/Jaimi Joy](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![TV Brasil/Divulgação Brasília (DF), 15/02/2025 - TV Brasil transmite o jogo entre Vitória e Jequié no domingo válido pelo Campeonato Baiano de Futebol. Foto: Casa Branca/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)