Ebola: auxiliar de enfermagem diz que não sabe como foi infectada

Publicado em 08/10/2014 - 09:35 Por Da Agência Lusa - Madri

A auxiliar de enfermagem Teresa Romero Ramos, infectada com o vírus ebola em Madri, disse, hoje (8), na sala onde está isolada, no hospital, que não sabe como o contágio ocorreu. “Segui os protocolos, não tenho a mínima ideia de como pode ter ocorrido o contágio”, disse.

A mulher, de 44 anos, primeiro caso de contágio do ebola fora de África, assegura que seguiu todos os protocolos e não teve qualquer comportamento estranho. Ela disse que hoje se sente “um pouquinho melhor”.

Seis pessoas, incluindo Teresa Romero Ramos e seu marido, Javier Limon, estão atualmente isoladas sob observação no Hospital Carlos III, em Madri, por suspeitas de possíveis casos de contágio.

Uma enfermeira do Hospital La Paz, que integra a unidade Carlos III, foi isolada hoje como medida de precaução, diante de um novo possível caso de contágio pelo ebola, segundos fontes hospitalares, que informaram que a enfermeira, que estava trabalhando hoje de manhã, teve uma febre leve e está isolada no Hospital Carlos III.

Esta enfermeira é a sexta pessoa a ser submetida a isolamento desde que, na segunda-feira (6), foi confirmado o primeiro caso de contágio, no caso, de Teresa Romero.

Já na noite de terça-feira (7), uma outra enfermeira que esteve em contato com a auxiliar de enfermagem infectada pelo vírus, foi internada por precaução com sintomas de febre muito leve, tendo ficado isolada.

No Hospital Carlos III estão ainda isolados o marido de Teresa Romero, considerado “de alto risco” devido à sua proximidade à paciente, um homem que viajou para o exterior e uma outra auxiliar de enfermagem.

Últimas notícias