Vulcão em erupção no Japão deixa 47 mortos e 16 desaparecidos

Publicado em 03/10/2014 - 08:59 Por Da Agência Lusa - Brasília

Pessoas são resgatadas de áreas próximas ao Monte Ontake, no Japão (Lusa/Direitos Reservados)

Pessoas são resgatadas de áreas próximas ao Monte Ontake, no JapãoEPA/Departamento de Incêndio de Tóquio/Agência Lusa/Direitos Reservados

Autoridades japonesas informaram hoje (3) que 16 pessoas continuam desaparecidas na região próxima ao cume do Monte Ontake, onde um vulcão entrou em erupção no último sábado (27). O número de mortos em razão do desastre natural chega a 47.

O Monte Ontake, segundo vulcão mais alto do Japão, superado apenas pelo Monte Fuji, tem 3.067 metros e fica situado na Região Central do país. O vulcão começou a expelir fumaça, rochas incandescentes e cinzas na madrugada de sábado (27), de acordo com a agência meteorológica do país.

Centenas de pessoas faziam caminhada próximo ao vulcão no momento da erupção, mas a maioria conseguiu abandonar a região ou foi retirada do local por meio da ajuda de helicópteros militares.

A última grande erupção do Ontake foi em 1979, quando o vulcão expeliu cerca de 200 mil toneladas de cinzas. Em 1991, foi registrada outra erupção, mas de menor amplitude e, em 2007, uma nova erupção causou uma série de terremotos vulcânicos no país.

O Japão está localizado sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico e conta com mais de uma centena de vulcões ativos.

Últimas notícias