União Europeia: novo muro começa a cair com reaproximação entre EUA e Cuba

Publicado em 18/12/2014 - 15:49 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A União Europeia (UE) parabenizou os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, pelo anúncio feito ontem (17)  de “descongelamento” das relações entre os dois países, após 53 anos de rompimento diplomático. De acordo com a alta-representante da União Europeia (UE) para Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherni, “um novo muro começou a cair”.

Federica disse que a mudança nas tensas relações entre Cuba e Estados Unidos era muito esperada. Ela parabenizou pessoalmente o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. “A iniciativa para restabelecer relações diplomáticas, depois de mais de meio século de estranhamento, e as propostas para ampliar as possibilidades de contato e intercâmbio entre cubanos e norte-americanos são um ponto de virada histórica", salientou.

A alta-representante da UE também elogiou a postura cubana. “A reação inicial do governo cubano a essas iniciativas incentiva todos nós a ser otimistas sobre uma mudança real. Esperamos que ela abra caminho para um relançamento completo das relações EUA-Cuba, no interesse da população cubana e de seus muitos amigos nos Estados Unidos.”

Segundo Federica, a libertação do cidadão norte-americano Alan Gross, que estava preso em Cuba, e a de três cubanos detidos nos Estados Unidos, foram um grande passo para facilitar novas ações no desenvolvimento das relações entre as duas nações. “Os movimentos representam uma vitória do diálogo sobre a confrontação”, disse a representante da UE. Elae também agradeceu ao papa Francisco por sua “sabedoria e grande inspiração” no caminho do diálogo entre os líderes dos dois países.

Ao ressaltar a participação do papa Francisco no anúncio de ontem e que ainda repercute em todo o mundo, Federica informou que essa também é a abordagem feita pela UE em relação a Cuba. Lembrou que, no início do ano, a UE abriu negociações para um diálogo político e de cooperação, para favorecer maior engajamento em apoio ao processo de reforma e modernização em curso em Cuba.

“Os direitos humanos continuam no centro da política da Uniao Europeia para Cuba. A UE procura expandir relações com todas as partes da sociedade cubana, promovendo o progresso econômico e social, diálogo dinâmico e respeito reforçado pelos direitos fundamentais."

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias