Primeiro-ministro iraquiano anuncia retomada da cidade de Tikrit
O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou hoje (31) que a cidade de Tikrit foi retomada dos jihadistas, após a maior operação desencadeada pelas forças iraquianas contra o movimento extremista Estado Islâmico.
No entanto, a coligação internacional que combate o Estado Islâmico no Iraque informou, pouco depois, que os jihadistas ainda controlam diversos setores de Tikrit. “Partes da cidade permanecem sob controle e ainda há trabalho a fazer”, informou o major Kim Michelsen, representante da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.
Antes, em mensagem na sua conta do Twitter, Abadi anunciava a “libertação de Tikrit” e felicitava “as forças de segurança iraquianas e os voluntários por este importante sucesso”. A retomada ocorreu um mês após o início da operação que mobilizou milhares de soldados e paramilitares aliados às forças governamentais, incluindo os voluntários das “unidades de mobilização popular”, grupo integrado essencialmente por xiitas.
“As forças iraquianas alcançaram o centro de Tikrit, hastearam a bandeira e estão agora iniciando a operação de limpeza”, disse o porta-voz do chefe do governo, Rafid Jaburi.
Nos próximos dias, caso seja confirmada a "reconquista" da cidade, as forças iraquianas devem começar a difícil tarefa de desativar os explosivos que os combatentes do Estado Islâmico deixaram no terreno.
A ofensiva das forças governamentais, que começou no dia 2 de março, foi interrompida duas semanas depois e retomada na semana passada, após Abadi ter solicitado apoio aéreo da coligação internacional.
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF) 10/01/2025 - Turismo e crise climática: os caminhos sustentáveis para a Amazônia - Visita a comunidade em Manaquiri Amazonas.
Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ariela Nascimento/Arquivo Pessoal Brasília (DF), 07/02/2025 - Universitárias trans se mobilizam por mais inclusão no ensino superior. A articuladora da Rede Trans Brasil e também estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF), Ariela Nascimento. Foto: Ariela Nascimento/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)