Terremoto na Colômbia danificou cerca de 200 casas e vários edifícios

Publicado em 11/03/2015 - 08:34 Por Da Agência Lusa - Bogotá

Cerca de 200 casas e vários edifícios, incluindo hospitais, igrejas e centros comerciais, foram afetados pelo tremor de 6,6 na escala Richter que atingiu nessa terça-feira (11) a Colômbia, sem causar vítimas, informaram fontes oficiais.

O tremor, que durou 15 segundos, teve o epicentro localizado a 161 quilômetros de profundidade em Mesa de los Santos, zona de grande atividade sísmica, na província de Santander, no Leste do país.

A província foi a que registrou os maiores danos materiais, principalmente em edifícios como a Câmara de Bucaramanga, a capital regional, e o Aeroporto Palonegro, onde o abalo quebrou os vidros das janelas da torre de controle, segundo a Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).

Em Mesa de los Santos ficaram danificadas 13 casas e a igreja, de acordo com a UNGRD. Mais graves foram os danos em Betulia, na mesma província, onde 140 casas e o hospital foram afetados.

Danos em casas e outras edificações foram registrados também nas localidades de Matanza, El Playón, Barrancabermeja, Vélez, Lebrija, Socorro e Floridablanca. Em Barichara, o hospital foi atingido.

O relatório acrescenta que no vizinho departamento do Norte de Santander duas estradas ficaram interditadas devido a deslizamentos de terra, perto dos municípios de Ocaña e Pamplona.

O abalo foi sentido em 17 dos 32 departamentos colombianos, assim como em Bogotá, onde seis edifícios residenciais ficaram com fissuras na estrutura, de acordo com as autoridades.

Últimas notícias