Conselho de Segurança da ONU discutirá situação de imigrantes no Mediterrâneo

Publicado em 06/05/2015 - 09:30 Por Da Agência Lusa - Brasília

Guarda costeira italiana resgata imigrantes no Mediterrâneo (Lusa/EPA/MOAS.EU - Direitos Reservados)

A chefe da diplomacia europeia vai apresentar aos membros do conselho os planos para frear o fluxo de imigrantes Lusa/EPA/MOAS.EU - Direitos Reservados

O Conselho de Segurança das Nações Unidas fará uma reunião extraordinária na próxima semana para discutir a situação de imigrantes no Mediterrâneo. A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, vai apresentar aos 15 membros do conselho os planos da União Europeia para frear o fluxo de imigrantes que estão à mercê de traficantes de pessoas.

A União Europeia busca o aval do Conselho de Segurança da ONU para uma estratégia que pode  envolver ação militar contra barcos operados por traficantes.

Reino Unido, França, Espanha e Lituânia trabalham em parceria com a Itália na elaboração de uma proposta de resolução que validaria o plano desenhado pelo bloco.

Roma renovou os apelos à União Europeia para que ajude a Itália a gerir o enorme fluxo de imigrantes depois de cerca de 40 pessoas que viajavam em um bote terem morrido na última terça-feira (28).

Últimas notícias