Irã e potências mundiais perto de acordo nuclear

Publicado em 14/07/2015 - 06:31 Por - Viena

Da Agência Lusa

O Irã e as potências mundiais conseguiram fechar, hoje em Viena, um acordo sobre o programa nuclear iraniano, segundo informaram diplomatas citados pela agência russa TASS e pela francesa AFP.
“Chegaram a um compromisso em todos os aspectos. Dentro de muito pouco [tempo] as partes vão anunciar os resultados”, especificou um diplomata europeu, citado pela agência noticiosa russa.

Um diplomata próximo das negociações disse à agência AFP que “o acordo foi concluído”.
A última sessão plenária entre o Irã e o chamado Grupo 5+1 – os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha – terá início hoje na sede da ONU, em Viena.

O Irã e o Grupo 5+1 têm negociado um acordo que garanta que Teerã não terá uma bomba atómica, recebendo como contrapartida um levantamento das sanções econômicas que lhe foram impostas.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países envolvidos nas negociações procuraram, ao longo dos últimos 18 dias de intensas conversações em Viena, chegar a um consenso para fechar o histórico acordo.

O presidente iraniano, Hasan Rohani, afirmou hoje que a conquista de um acordo será “um triunfo da diplomacia” e servirá como um “bom começo” para novas relações internacionais.

 

Últimas notícias