Jihadistas explodem na Síria templo Baal Shamin de Palmira

Publicado em 23/08/2015 - 21:48 Por Da Agência Lusa - Damasco

Jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico explodiram hoje (23) o templo de Baal Shamin, na cidade de Palmira, na Síria, disse à Agência France Presse o chefe do Departamento de Museus e Antiguidades daquela cidade, Maamoun Abdulkarim.

“O Daesh [nome árabe do autoproclamado Estado Islâmico] colocou grande quantidade de explosivos no templo de Baal Shamin, provocando depois a explosão que causou muitos danos no templo”, segundo Abdulkarim.

O Estado Islâmico controla partes da Síria e do vizinho Iraque e invadiu a cidade de Palmira no dia 21 de maio, o que provocou preocupação internacional quanto ao destino do património da cidade, descrita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como de “valor universal excepcional”.

De acordo com Abdulkarim, a área central do templo ficou destruída e as colunas que a rodeavam entraram em colapso.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, grupo sediado no Reino Unido, que monitora a guerra na Síria, confirmou a destruição do templo.

Baal Shamin foi construído no século 17 antes de Cristo (aC) e ampliado no reinado do imperador romano Adriano, em 130 aC.

Últimas notícias