Paris: 147 líderes mundiais vão participar da Conferência do Clima
![Fernando Frazão/Agência Brasil Termômetros registram temperatura alta na região da Central do Brasil durante onda de calor que atinge a cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias de inverno. (Fernando Frazão/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Pelo menos 147 chefes de Estado e de Governo vão participar da Conferência do Clima que começa na próxima semana em Paris, disse hoje fonte governamental à agência France Presse.
A conferência (COP21), que visa a concluir um acordo mundial para conter o aquecimento global, será realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro, apenas duas semanas depois dos atentados na capital francesa que deixaram 130 mortos e centenas de feridos.
O governo de França disse que até agora não houve nenhum cancelamento. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encorajou os líderes mundiais a participar para mostrar que “a crueldade de um punhado de assassinos não impede o mundo de tratar de questões vitais”.
A presidência francesa anunciou sexta-feira (20) que 138 líderes mundiais confirmaram presença. Hoje, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês disse à France Presse que “147 chefes de Estado e de Governo são esperados” no encontro.
A última grande cúpula ambiental, que ocorreu em Copenhague em 2009, reuniu 115 líderes mundiais, segundo a Organização das Nações Unidas.
![Fernando Frazão/Agência Brasil São José dos Campos (SP) 04/12/2024 - O diretor de Inovação em Bioeconomia da Idesam, Carlos Gabriel Koury, fala em painel de sustentabilidade nas economias latino-americanas na Conferência Anprotec 2024. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados botafogo, internacional, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Cortes/CRF/Direitos Reservados flamengo, criciúma, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)