Você está aqui

Descobertos na Argentina ossos de um dos maiores dinossauros do mundo

  • 22/01/2016 08h54publicação
  • Buenos Aireslocalização
Da Agência Lusa
Paleontólogo Bernardo Gonzalez Riga

Paleontólogo Bernardo Gonzalez Riga descobriu uma nova espécie entre os maiores dinossauros conhecidos pela ciênciaEPA/Prensa Conicet/Handout/Agência Lusa

Um grupo de paleontólogos anunciou ter descoberto na Argentina os ossos fósseis do dinossauro “Notocolossus, um dos maiores animais terrestres conhecidos”, disseram nessa quinta-feira (21) fontes da investigação científica.

O grupo de investigadores, liderado pelo especialista argentino Bernardo González Riga, descobriu “uma nova espécie que se encontra entre os maiores dinossauros conhecidos pela ciência”, afirmou a equipe.

Os fósseis, encontrados na província argentina de Mendoza, têm cerca de 86 milhões de anos.

A nova espécie “proporciona aos cientistas uma informação-chave sobre a anatomia da extremidade traseira dos tiranossauros gigantes”, considerados geralmente como os maiores animais terrestres que existiram.

Segundo comunicado divulgado por González Riga, a “evidência sugere que foi um dos animais mais pesados já descoberto na Terra”.

“Apesar do caráter incompleto do esqueleto impedir a realização de estimativas precisas do seu tamanho, o úmero (osso do braço) tem 1,76 metrosde comprimento, sendo maior do que o e qualquer outro tiranossauro conhecido.”

O paleontólogo acrescentou que o animal teria entre 25 e 28 metros de altura e pesaria entre 40 e 60 toneladas.