Você está aqui

Explosão no centro de Istambul deixa pelo menos dez mortos

  • 12/01/2016 08h11publicação
  • Istambullocalização
Da Agência Lusa

Pelo menos dez pessoas morreram e muitas ficaram feridas hoje (12) após uma explosão, de origem desconhecida, na praça de Sultanahmet, no centro histórico de Istambul, perto da Basílica Sainte-Sophie e da Mesquita Azul, informa a imprensa turca.

A causa da explosão ainda não é conhecida. Uma testemunha ouvida pela pela emissora turca nacional disse que “parecia tratar-se de um atentado suicida, muito próximo do obelisco egípcio na Esplanada da Mesquita”.

A detonação, violenta, foi ouvida e sentida na Praça Taksim, a vários quilômetros de Sultanahemet, disse a testemunha à agência de notícias France Presse (AFP).

Várias ambulâncias e a polícia chegaram rapidamente ao local onde se deu a explosão, segundo imagens que os canais de televisão turcos estão transmitindo.

A área foi isolada pela polícia e o trânsito proibido nas ruas próximas como medida de precaução, acrescenta a cadeia de televisão CNN-Turquia.

A Turquia vive há vários meses em estado de alerta depois do duplo atentado suicida que fez 103 mortos, em outubro passado,  em frente à estação de comboios central de Ancara.

O duplo atentado ocorreu cerca de três semanas antes das eleições legislativas antecipadas (agendadas para 1º de novembro). O governo decretou três dias de luto nacional.

Em Istambul, pelo menos 10 mil pessoas foram, em 10 de outubro, às ruas para contestar e atribuir responsabilidades pelo atentado ao governo turco. Os manifestantes exibiram grande faixa com a frase “Conhecemos os assassinos” e vaiaram o presidente islâmico-conservador, Recep Tayyip Erdogan, e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002, segundo um repórter fotográfico da AFP.