Você está aqui

Papa Francisco pede que se faça do México uma terra de oportunidades

  • 14/02/2016 21h56publicação
  • Cidade do Méxicolocalização
Da Agência Lusa

O papa Francisco pediu hoje (14) que se faça do México uma terra "sem emigração" nem "traficantes da morte", numa missa em Ecatepec, uma cidade mexicana populosa e violenta.

 

Papa Francisco usa um sombrero que recebeu de um jornalista mexicano a bordo do avião para Havana. O papa visita Cuba e México entre os dias 12 e 18 de fevereiro (Agência Lusa/Direitos Reservados)

Papa Francisco usa sombrero e pede por um México mais próspero e sem violênci nem "traficantes da morte"           Agência Lusa/EPA/Pool/Alessandro Di Meo/Direitos Reservados

Falando perante 300 mil pessoas, o papa exortou os mexicanos a transformarem o país "numa terra de oportunidades, onde não será necessário emigrar para sonhar, onde não será necessário ser explorado para trabalhar, uma terra que não tenha de chorar os homens, mulheres, jovens e crianças que acabam destruídos nas mãos dos traficantes da morte".

Ecatepec é o primeiro de vários locais sensíveis que o papa escolheu visitar durante a visita de cinco dias ao México, segundo país com mais católico no mundo.

O pontífice vai também deslocar-se a Tuxtla Gutierrez e San Cristobal de Las Casas, duas cidades da região pobre de Chiapas, perto da fronteira com a Guatemala. O papa visita ainda Morelia, onde as milícias resistem ao poder dos traficantes de droga, e por último Ciudad Juarez, região considerada perigosa.