Espanha registra primeiro caso de microcefalia relacionada ao vírus Zika

Publicado em 06/05/2016 - 07:00 Por Da Agência Lusa - Barcelona

As autoridades de saúde espanholas anunciaram nessa quinta-feira (5) à noite que detectaram o primeiro caso de microcefalia no feto de uma mãe infectada com o vírus Zika.

“Uma mulher grávida estava infectada com Zika e dengue e o feto mostrava várias malformações”, disse, em comunicado, a autoridade para a saúde da região da Catalunha.

Este é o primeiro caso de microcefalia relacionada ao Zika na Espanha.

Cento e cinco pessoas foram contaminadas pelo vírus no país, transmitido por mosquitos, de acordo com estatísticas oficiais divulagadas nesta semana.

Segundo autoridades espanholas, todos os casos de infecção – incluindo 13 grávidas – são “importados”, registrados em pessoas que “são ou estiveram em países afetados” da América Latina.

Este surto de Zika começou no início de 2015 no Brasil, onde 1,5 milhão de infecções foram registradas. Desde então, a epidemia espalhou-se para vários países no continente americano.

Cientistas acreditam que o vírus pode ser responsável pelo aumento do número de bebês com microcefalia, uma malformação em que as crianças nascem com cabeças pequenas e, às vezes, com danos cerebrais.

Últimas notícias