logo Agência Brasil
Internacional

Furacão Hermine já chegou à costa da Flórida e ameaça moradores

José Romildo - Correspondente da Agência Brasil
Publicado em 02/09/2016 - 07:17
Estados Unidos
Imagem divulgada pela Nasa mostra o furacão Hermine se aproximando da costa oeste da Flórida
© Imagem de Divulgação/Nasa/direitos reservados
Imagem divulgada pela Nasa mostra o furacão Hermine se aproximando da costa oeste da Flórida

Imagem divulgada pela Nasa mostra o furacão Hermine se aproximando da costa oeste da Flórida Imagem de Divulgação/Nasa/direitos reservados

O estado da Flórida, nos Estados Unidos, foi atingido na madrugada de hoje (2) pelo Hermine, o primeiro furacão que ocorre na região em mais de 11 anos. De acordo com o Centro Norte-Americano de Furacões, ventos de até 130 quilômetros por hora estão atingindo a área de Big Bend, região pantanosa da Florida, situada ao longo da costa do Golfo do México. Mas esses ventos podem aumentar a velocidade.

Às 5h de hoje os ventos já estavam avançando para o estado da Geórgia, em uma indicação de que o furacão pode atingir também os estados da Carolina do Sul e da Carolina do Norte. Inundações também estão previstas em todas as áreas atingidas pelo furacão.

Os moradores da Flórida estão sendo orientados se proteger com sacos de areia e a estocar alimentos e água. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos  classificou o Hermine como Categoria 1, o que significa que o fenômeno ameaça a vida dos moradores. O governador da Flórida, Rick Scott, confirmou que o furacão ameaça a vida das pessoas e declarou: "Você pode reconstruir uma casa. Você pode reconstruir uma propriedade. Mas você não pode reconstruir uma vida ".

O último furacão a atingir a Flórida foi o Wilma, classificado como categoria 3, que afetou em  outubro de 2005 várias cidades da Flórida. Houve, na época, cinco mortes, e os prejuízos chegaram a US$ 23 bilhões só na Flórida.