Polícia confirma que seis pessoas morreram no ataque a uma mesquita no Canadá
A policia de Quebec City, na província de Quebec, no Canadá, informou que seis pessoas morreram e pelo menos oito ficaram feridas em razão do ataque terrorista feito por homens armados a uma mesquita da cidade, neste domingo (29) à noite, quando os frequentadores do templo muçulmano faziam as últimas orações do dia. Várias mesquitas do Canadá e dos Estados Unidos, nos últimos anos, sofreram vandalismo mas esse foi o primeiro tiroteio dentro de uma mesquita na América do Norte.
Duas pessoas de aproximadamente 20 anos foram presas e estão sendo interrogadas pela polícia pela participação no ataque. Um dos suspeitos foi preso próximo à mesquita e o outro a 20 quilômetros do centro da cidade.
O primeiro-ministro do Quebec, Philippe Couillard, disse que o tiroteio é um "ataque terrorista", e manifestou solidariedade às pessoas que estavam na mesquita.
Os fiéis que estavam no templo muçulmano no momento do ataque disseram que os atiradores usavam capas e máscaras de esqui. A polícia informou que as seis pessoas mortas tinham entre 35 e 70 anos. Além dos oito feridos, mais 39 pessoas escaparam sem ferimentos, indicando que havia 53 pessoas na mesquita quando os atiradores começaram o ataque.
O ataque ocorre em um momento em que os relatos de crimes de ódio contra muçulmanos no Canadá e nos Estados Unidos aumentaram, variando de vandalismo a assalto a incêndio em seus locais de culto. Funcionários do Centro Cultural Islâmico de Quebec pediram que os fiéis não divulguem suas versões sobre o ataque até que mais informações sejam divulgadas pelas autoridades.
![Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução U.S. President Donald J. Trump speaks after being sworn in during the inauguration of Donald Trump as the 47th president of the United States takes place inside the Capitol Rotunda of the U.S. Capitol building in Washington, D.C., Monday, January 20, 2025. It is the 60th U.S. presidential inauguration and the second non-consecutive inauguration of Trump as U.S. president. Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)