Conservadores ganham espaço nas eleições municipais do Reino Unido

Publicado em 05/05/2017 - 08:11 Por Da Agência EFE - Londres

O Partido Conservador britânico, da primeira-ministra Theresa May, ganhou em cinco novos municípios, enquanto a oposição trabalhista perdeu em dois, de acordo com os primeiros resultados das eleições municipais no Reino Unido, divulgados nesta sexta-feira (5). A informação é da Agência EFE.

Mais de 7 milhões de britânicos foram chamados ontem (4) às urnas para decidir a composição de 88 dos 418 conselhos municipais do país e os prefeitos de seis áreas metropolitanas criadas recentemente, em um pleito onde os partidos medem suas forças a cinco semanas das eleições gerais, marcadas para 8 de junho.

Muitos municípios, incluindo 32 escoceses, começam nesta manhã a recontagem de votos, e os resultados devem ser divulgados a partir do meio-dia (hora local).

Com os resultados já conhecidos, os conservadores somam 429 vereadores, um aumento de 109, enquanto os trabalhistas contam com 231, um retrocesso de 58.

O Liberal Democratas soma 111 vereadores - uma perda de nove -, o galês Plaid Cymru consegue dez vereadores, até 40, e os verdes ganham quatro vereadores, até 10.

O Partido de Independência do Reino Unido, por sua vez, não ganhou nenhum vereador até o momento, o que representa uma perda de 30 representantes nos municípios com os resultados já divulgados.

No total, essas eleições vão determinar a composição de 34 dos 353 conselhos municipais na Inglaterra, bem como dos 32 na Escócia e 22 no País de Gales.

Últimas notícias