Tecnologia é essencial para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, diz ONU

Publicado em 13/07/2017 - 19:08 Por Da ONU News - Nova York (EUA)

Mulheres aprendem a programar em um centro de tecnologia no Afeganistão

Mulheres aprendem a programar em um centro de tecnologia no AfeganistãoFoto: Unama/Fraidoon Poya/ONU

As tecnologias de informação e comunicação são fundamentais para a economia moderna e para acelerar o sucesso das ações em andamento em todo o mundo para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). propostos pelas Nações Unidas. A iniciativa da ONU, já assumida por várias nações, prevê que os ODS devem ser implementados por todos os países até 2030. A informação é da ONU News.

Em uma publicação recente, mais de 20 líderes de agências e programas da ONU partilharam suas perspectivas sobre como e porque a questão é fundamental. O lançamento da publicação coincide com a realização do Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre o Progresso na Implementação dos ODSs, que começou na última segunda-feira (10) e prossegue até 19 de julho próximo na sede da ONU, em Nova York.

Com o tema "Erradicando a pobreza e promovendo prosperidade em um mundo que está mudando", o fórum está revisando o progresso de seis dos ODSs, incluindo o número 9, que objetiva fomentar a inovação tecnológica e o aumento da infraestrutura, principalmente nos países mais pobres, visando apoiar a população e o desenvolvimento econômico. Embora as tecnologias de informação e comunicação estejam ligadas de forma mais próxima a este ODS, a nova publicação destaca que elas têm um papel fundamental para que todos os 17 objetivos sejam alcançados.

No prefácio da obra, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca que o impacto da revolução digital está se tornando mais evidente a cada dia. Ele destacou que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece o grande potencial da conectividade global para estimular o progresso humano. “O relatório apresenta evidências de como as agências da ONU estão adotando e adaptando as tecnologias de informação e comunicação para maximizar seu impacto e ajudar pessoas que precisam", frisou.

Brasília - O português António Guterres foi eleito secretário-geral da ONU(Wilson Dias/Agência Brasil

António Guterres, secretário-geral da ONU Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo

Cinco pontos

A União Internacional das Telecomunicações (UIT), destaca cinco áreas como lições da publicação. Uma delas é garantir que ninguém seja deixado "offline". Segundo a agência da ONU, cerca de metade da população do mundo, ou 3,9 bilhões de pessoas, ainda não têm acesso à internet.

Os outros quatro pontos incluem: reconhecer o fator catalizador das tecnologias de informação e comunicação para inovação e mudança; colocar as pessoas em primeiro lugar; desenvolver ações imediatas para alavancar essas tecnologias; e criar novas e inovadoras parcerias.

O relatório foi coordenado pela UIT e escrito em uma ação colaborativa entre 29 programas da ONU, agências especializadas e organizações internacionais. A UIT desenvolveu uma plataforma online que descreve oportunidades para as tecnologias de comunicação e informação em apoio aos ODSs.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:

1) Erradicar a pobreza: Até o ano de 2030, a ONU pretende acabar com a pobreza extrema (pessoas que vivem com menos de 1,25 dólares por dia) em todos os países do mundo, implementando em nível nacional um sistema de proteção social.

2) Erradicar a fome: Acabar com a fome em todos os países, garantindo o acesso à comida de qualidade e nutritiva, em quantidade suficiente, principalmente para os mais vulneráveis.

3) Saúde de qualidade: A ONU pretende reduzir a mortalidade materna global para menos de 70 mortes a cada 100.000 vivos. Além disso, a medida pretende reduzir as mortes infantis, evitáveis, causadas pelo trânsito, violência ou doenças.

4) Educação de qualidade: Garantir que, tanto meninos quanto meninas tenham acesso à educação livre, equitativa e de qualidade, que proporcione uma vida melhor.

5) Igualdade de gênero: Acabar com todos os tipos de discriminação contra meninas e mulheres, garantir seus direitos e terminar com a violência contra esse grupo.

6) Água potável e saneamento: Garantir o acesso à água potável e segura para todos, além disso dar saneamento básico e higiene para todos, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

7) Energias renováveis e acessíveis: Visa facilitar o acesso fácil e barato para energias renováveis e incentivar seu uso na matriz energética global.

8) Trabalho digno e crescimento econômico: Meta que visa incentivar o crescimento econômico dos países (pelo menos 7% do PIB ao ano) através do oferecimento de trabalho digno para as populações.

9) Indústria, inovação e infraestruturas: Visa fomentar a inovação tecnológica e o aumento da infraestrutura, principalmente nos países mais pobres, visando apoiar a população e o desenvolvimento econômico.

10) Reduzir as desigualdades: O objetivo é promover a inclusão social e econômica de todos os grupos discriminados, para alcançar a igualdade.

11) Cidades e comunidades sustentáveis: A ONU busca garantir a todos o acesso à moradia e ao transporte digno, seguro e barato, de forma sustentável.

12) Produção e consumo sustentáveis: Visa a implementação de um Plano Decenal de produção e consumo sustentáveis, com a liderança dos países mais desenvolvidos.

13) Ação climática: Busca preparar melhor os países para desastres climáticos, com o intuito de salvaguardar a vida das pessoas.

14) Proteger a vida marinha: Essa meta busca reduzir a poluição dos mares e manter o equilíbrio biológico da vida marinha.

15) Proteger a vida terrestre: Busca a recuperação e o uso sustentável dos diversos ecossistemas, buscando sempre a preservação da vida e do equilíbrio biológico.

16) Paz, justiça e instituições eficazes: Meta que pretende reduzir todas as formas de violência, dar auxílio para grupos oprimidos, reduzir as guerras e conflitos e dar justiça para todos os povos.

17) Parcerias para implementação dos objetivos: A última meta visa fortalecer a mobilização de recursos materiais e humanos pelos diversos governos colaboradores para cumprir as metas apresentadas.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias