Parlamento votará acordo do Brexit antes de deixar União Europeia

Publicado em 25/10/2017 - 15:43 Por Da EFE* - Londres

O Parlamento britânico votará o acordo do Brexit antes de o Reino Unido sair da União Europeia (UE). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (25) pela secretaria do Brexit, órgão que trata do assunto. "Trabalhamos para alcançar a tempo um consenso sobre o acordo final, antes de sair da UE, em março de 2019, e uma vez que se chegue ao acordo, cumpriremos o nosso compromisso de realizar uma votação em ambas as câmaras, algo que esperamos fazer antes da votação no Parlamento Europeu e, por isso, antes da saída [da UE]", indicou a secretaria do Brexit em comunicado. As informações são da EFE.

Anteriormente, o secretário de Estado do órgão, David Davis, disse que as negociações com Bruxelas poderiam se estender até o último minuto, o que impediria uma votação parlamentar antes de o Brexit ser oficialmente executado. A primeira-ministra, Theresa May, contradisse a informação.

No mesmo comunicado o órgão destacou que o "objetivo" do Executivo em Londres é o mesmo que o já expressado pelo negociador comunitário para o Brexit, Michel Barnier, que acredita que ambas as partes consigam um pacto "antes de outubro de 2018".

Ao comparecer hoje à comissão parlamentar, Davis alertou que o processo de negociação com Bruxelas poderia ir até o "limite" estabelecido pelo Tratado de Lisboa, o que faria com que o pacto não fosse apresentado aos deputados com antecedência. Frente à controvérsia, a própria May disse mais cedo esperar que o Parlamento vote o acordo antes de o Brexit ocorrer de fato. Uma porta-voz do escritório oficial dela também esclareceu que o ministro estava respondendo a "questões hipotéticas".

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.