Piñera busca formar gabinete amplo de continuidade e mudanças no Chile

Publicado em 18/12/2017 - 20:28 Por Da Agência Reuters - Santiago

Sebastian Pi era concede entrevista em Santiago 18/12/2017

Sebastian Piñera, presidente eleito do Chile REUTERS/Rodrigo Garrido

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, disse nesta segunda-feira (18) que irá trabalhar para formar um gabinete amplo, no qual se incluirão ideias de continuidade às políticas de sua antecessora, Michelle Bachelet, de centro-esquerda e também de mudanças. A informação é da Reuters.

O multimilionário conservador, que teve uma contundente vitória sobre o candidato do movimento governista nas eleições presidenciais de domingo, não quis adiantar nomes para o seu governo.   “Queremos que seja uma equipe ampla, pluralista. Tem que ser uma combinação, um complemento entre a experiência e a renovação”, disse Piñera, que já governou o Chile entre 2010 e 2014.

“No momento oportuno iremos apresentar as mulheres e homens que irão nos acompanhar (...) isto não é algo que se improvisa. Agora, vamos trabalhar para formar uma grande equipe”, disse Piñera à imprensa. Entre os maiores desafios do próximo governo está o de acelerar o crescimento econômico, um dos principais tópicos de sua campanha.

Para assegurar o cumprimento deste objetivo, Piñera conta com diversas opções para comando do Ministério da Fazenda, como o ex-presidente do Banco Central do Chile Rodrigo Vergara.

Nova Constituição

O presidente eleito recebeu hoje pela manhã em sua casa a presidente socialista Michelle Bachelet para iniciar a coordenação da mudança de comando do governo em março e definir algumas equipes que irão participar da transferência.

Em sua conversa com Bachelet, ele confirmou que a mandatária planeja enviar ao Congresso um projeto de nova Constituição, uma iniciativa que havia prometido tratar antes do fim de seu mandato. Piñera disse que seu futuro governo não irá se opor a mudar a atual Constituição, herdada da ditadura de Augusto Pinochet, mas destacou que isto deve ocorrer sob parâmetros que não afetem a unidade do país.

“Nós estamos de acordo que devemos aperfeiçoar a Constituição, mas sempre em um clima de unidade, em um clima de colaboração (...) A Constituição deve ser um grande marco de estabilidade, e não de incerteza”, acrescentou o conservador.

Em relação a reformas, Piñera disse que irá avançar na gratuidade da educação, especialmente na área técnico-profissional, mas que isto será realizado conforme o crescimento econômico se consolidar no país, que é o maior produtor mundial de cobre.

Sobre o futuro da mineradora estatal de cobre, Codelco, Piñera admitiu que a mesma, para crescer, “necessita de uma boa gestão, necessita melhorar sua eficiência, necessita ser mais cuidadosa com o meio ambiente e com a natureza (...) deve ser compatível com estes requerimentos”.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias