Ex-espião esteve em contato com agente nervoso na porta de casa, diz polícia

Publicado em 29/03/2018 - 08:15 Por Da Agência EFE* - Londres

O ex-espião Sergei Skripal e sua filha Yulia estiveram expostos pela primeira vez ao agente nervoso que os envenenou na porta da frente de sua residência, onde foi encontrada maior concentração desse produto químico. A informação foi divulgada hoje (29) pela polícia.

Skripal e sua filha estão hospitalizados em estado crítico, após serem encontrados inconscientes perto de um shopping em Salisbury, no sul da Inglaterra, no último dia 4.

Dias depois, o governo britânico disse que era altamente provável que a Rússia fosse responsável pelo envenenamento e, em retaliação, decidiu expulsar 23 diplomatas russos.

A polícia informou que a investigação está concentrada na casa de Skripal, em Christie Millier Road (Salisbury), já que no local foi encontrada a maior concentração do agente nervoso Novichok, de fabricação russa, na maçaneta da porta.

No entanto, baixas concentrações do agente também foram encontradas em outros lugares de Salisbury, entre eles o restaurante italiano onde Skripal e sua filha almoçaram no dia 4 e o seu automóvel.

Cerca de 250 agentes da unidade antiterrorismo da Scotland Yard trabalham na investigação e estão dedicados, segundo os veículos de imprensa, a observar mais de 5 mil horas de imagens registradas pelas câmeras de segurança na cidade.

O subcomissário da polícia, Dean Haydon, disse que os vizinhos de Skripal verão agentes trabalhando no local, mas assegurou que o risco para a saúde é muito baixo.

As autoridades russas insistiram que o Reino Unido ainda não apresentou provas de que a Rússia tenha sido responsável e negou qualquer participação no ataque.

Além do Reino Unido, outros países, entre eles os Estados Unidos, também decidiram expulsar vários diplomatas russos em represália pelo caso Skripal.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias