BID e multinacionais fortalecerão 100 mil mulheres empreendedoras das Américas

Publicado em 12/04/2018 - 19:26 Por Da Agência EFE - Lima

Jovens decoram com grafites temáticos os muros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em lembrança ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

A iniciativa do BID e empresas parceiras é fomentar o empoderamento feminino nas Américas Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e oito empresas multinacionais se comprometeram nesta quinta-feira (12) a promover ações concretas para fortalecer as capacidades de 100 mil mulheres empreendedoras das Américas. A informação é da EFE.

A iniciativa, apresentada no marco da III Cúpula Empresarial das Américas, realizada em Lima, procura capacitar, conectar e certificar mulheres empreendedoras de todo o hemisfério com uma série de ações a serem desenvolvidas até 2021.

"Apenas 22% das pequenas e médias empresas da América Latina e Caribe são de propriedade de mulheres e costumam ter muitos problemas para crescer, diversificar e exportar", disse em entrevista coletiva o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, junto a altos executivos de multinacionais como Google, IBM, Microsoft, Facebook, Coca-Cola, PepsiCo, MasterCard e Danper.

Moreno lembrou que o BID lançou há dois anos a plataforma online Mulheres ConnectAmericas, voltada para oferecer capacitação e contatos a empresárias, uma iniciativa que já conta com a adesão de 50 mil mulheres empreendedoras.

Bom começo

"Este é um bom começo para o que queremos conseguir, com metas muito ambiciosas. Agora, com estes oito parceiros tão importantes, vamos trabalhar nos próximos três anos para fortalecer as capacidades destas 100 mil mulheres empreendedoras", explicou o presidente do BID.

Cada empresa contribuirá com suas próprias ações para a iniciativa, que vão desde capacitação em tecnologia, facilitação de financiamento para acesso a ferramentas e oportunidades concretas para as empreendedoras serem provedores de grandes empresas.

"É necessário fomentar o empoderamento feminino, porque quando as mulheres prosperam as economias amadurecem", afirmou Juan Batiz, diretor de Assuntos Públicos para a América Latina do Facebook.

Para Olga Reyes, vice-presidente de Assuntos Públicos para a América Latina da Coca-Cola, não só é importante capacitar as mulheres em áreas como finanças e gestão de processos produtivos, mas também, e particularmente, para que elas "percam o medo" do fracasso empresarial. "Esse medo está embutido nas pequenas, médias e grandes empresárias. Isso é uma das coisas que temos que trabalhar seriamente", afirmou Olga.

Edição: -

Últimas notícias