Trump confirma participação na Cúpula do G20 na Argentina
A Casa Branca confirmou nesta sexta-feira (31) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participará em novembro da Cúpula do G20, na Argentina, e depois visitará a Colômbia para se encontrar com o novo presidente do país.
"A Cúpula do G20 será uma oportunidade para que o presidente destaque suas políticas econômicas em favor do crescimento no cenário internacional e possa se reunir bilateralmente com outros líderes mundiais", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.
A Cúpula do G20 será realizada em Buenos Aires entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Além dos países que integram o grupo, a Argentina convidou Chile, Holanda, Jamaica, Singapura, Senegal e Ruanda para participarem do evento, que reúne as principais economias desenvolvidas e emergentes do mundo.
Na Colômbia, segundo Sanders, Trump planeja discutir com o novo presidente do país, Iván Duque, as oportunidades de uma maior colaboração em matéria de segurança, políticas antinarcóticos e assuntos regionais.
O presidente norte-americano iria à Colômbia em abril deste ano, depois de participar da Cúpula das Américas, no Peru, mas desistiu da viagem devido a um suposto ataque químico na Síria.
No mesmo comunicado, Sanders informou que Trump visitará Paris para participar da celebração do centenário do armistício que encerrou a Primeira Guerra Mundial. Durante a passagem pela Europa, o presidente norte-americano também visitará a Irlanda.
Além disso, a porta-voz da Casa Branca informou que Trump pediu ao vice-presidente do país, Mike Pence, que participe da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Pence depois viajará para Papua Nova Guiné, onde participará de reuniões do fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico.