Ataque durante protesto no Afeganistão mata 32 e fere e 128

Publicado em 11/09/2018 - 11:56 Por Agência EFE - Cabul

Pelo menos 32 pessoas morreram e outras 128 ficaram feridas hoje (11) em um ataque suicida durante uma manifestação para pedir a demissão de um comandante da polícia na província de Nangarhar, no leste de Afeganistão.

O porta-voz do Departamento de Saúde Pública de Nangarhar, Inamullah Myakhil, confirmou à agência de notícias EFE o balanço de vítimas, entre as quais se encontram vários menores de idade, e detalhou que os feridos estão internados em vários hospitais da província. "Estes números podem variar nas próximas horas", advertiu.

A ação aconteceu quando um insurgente suicida detonou os explosivos que levava em seu colete no distrito de Momand Darah, ao leste da capital provincial, Jalalabad, disse o porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullah Khogyanai.

O atentado ocorreu na estrada que une Jalalabad com a passagem fronteiriça de Torkham, entre Afeganistão e Paquistão, quando acontecia um protesto contra um comandante da polícia local do vizinho distrito de Achin.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

Este é o quarto ataque ocorrido hoje em Nangarhar, depois que um menor de 14 anos morreu e outros quatro civis ficaram feridos em três explosões consecutivas perto de duas escolas para meninas.

Duas explosões aconteceram no distrito de Behsood causando a morte de um adolescente e deixando outras três pessoas feridas.

A fonte precisou que a terceira explosão aconteceu no distrito policial número três da capital, onde um civil ficou ferido.

Nas últimas semanas, Nangarhar, reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) desde a chegada ao país em 2015, foi alvo de um grande número de atentados.

Últimas notícias