Líderes do Mercosul se reunirão durante Assembleia Geral da ONU

Publicado em 20/09/2018 - 16:41 Por Agência EFE* - Montevideu

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou nesta quinta-feira (20) que os chefes de Estado do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) se reunirão nos próximos dias em Nova York, durante o período das sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, que começou na terça-feira (18).

No encontro, os líderes discutirão sobre "as tentativas de acordos comerciais com outros países e outros blocos".

Vázquez relatou à imprensa que a princípio tinha proposto que a reunião fosse realizada na última terça-feira no Uruguai, país que atualmente ocupa a presidência pró-tempore do Mercosul e onde também está localizada a sede do bloco.

Apesar disso, por motivos de agenda, a reunião foi postergada e acontecerá em Nova York.

No próximo domingo, o presidente uruguaio viajará aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral, onde abordará temas vinculados "ao impacto que a mudança climática tem sobre a população mundial de baixa renda".

"Esse é o tema político que vou colocar como presidente do Uruguai, mas depois vou trabalhar nas Nações Unidas sobre as doenças não transmissíveis", afirmou Vázquez.

O presidente Michel Temer também embarca no domingo para Nova York, data em que completa 78 anos.

A assembleia está marcada para a terça-feira (25) e começa com um discurso do presidente brasileiro. Esta será a última vez que Temer vai participar da reunião das Nações Unidas como presidente da República. O Brasil é sempre o primeiro país a discursar desde a 10ª sessão da cúpula em 1955, que ocorre todo o mês de setembro.

*Com informações da Agência Brasil