Assessor de Segurança Nacional de Trump anuncia reunião com Bolsonaro

Publicado em 21/11/2018 - 18:28 Por Da Agência EFE - Washington 

 

O assessor de Segurança Nacional da Presidência dos Estados Unidos, John Bolton, anunciou hoje (21) que se reunirá com o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, no dia 29 no Rio de Janeiro.

"Verei o próximo presidente do Brasil, @JairBolsonaro, no Rio, em 29 de novembro. Compartilhamos muitos interesses bilaterais e trabalharemos de forma próxima para expandir a liberdade e a prosperidade por todo o continente americano", escreveu Bolton no Twitter.

Este será o primeiro encontro oficial entre o governo americano e Bolsonaro e ocorrerá na véspera da cúpula de líderes do G20  (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo) em Buenos Aires, da qual o presidente norte-americano Donald Trump participará.

O presidente Michel Temer convidou Bolsonaro a acompanhá-lo na cúpula do G20, mas fontes da equipe de transição disseram que a viagem não será possível porque o presidente eleito ainda precisa de cuidados médicos devido à facada que sofreu durante a campanha.

Bolton aproveitará a viagem a Buenos Aires para fazer uma parada no Brasil em um novo gesto do interesse da Casa Branca em estabelecer uma relação produtiva com Bolsonaro.

Trump ligou para Bolsonaro depois das eleições para parabenizá-lo pela vitória Os dois acertaram trabalhar conjuntamente em matéria comercial, militar e "tudo mais", segundo o presidente americano.

Já o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca descreveu Bolsonaro como um "aliado" durante um discurso sobre a América Latina feito recentemente em Miami. Além disso, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, também conversou com o presidente eleito sobre a situação da Venezuela.

Últimas notícias