ONU condena violência na fronteira da Venezuela com Colômbia e Brasil
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou hoje (25) a violência nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e a Colômbia e pediu que as autoridades trabalhem para reduzir a tensão na região. Em comunicado, Guterres apelou "para que a violência seja evitada a qualquer custo e que a força letal não seja usada em nenhuma circunstância".
Segundo comunicado da ONU, Guterres disse que “segue com crescente preocupação a escalada das tensões na Venezuela". O comunicado informa ainda que Guterres "ficou triste ao saber que vários civis perderam a vida" nos confrontos registrados entre sexta e sábado da semana passada.
A ONU condenou a destruição da ajuda humanitária que entraria na Venezuela pela fronteira com a Colômbia, no último sábado. Em declaração à imprensa, feita em Nova York, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, afirmou que "o ato de lançar fogo sobre a ajuda humanitária deve ser condenado".
Guterres, segundo o porta-voz, "ficou chocado" com os acontecimentos na Venezuela. Ele destacou que o secretário-geral da ONU defende o diálogo na solução de conflitos e que "em nenhuma circunstância deve ser usada a força excessiva contra os manifestantes". O porta-voz disse que os conflitos na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia "evidenciam a necessidade de uma solução pacífica".
*Com informações da Agência ONU
![Syrian Arab News Agency SANA 01/11/2024 - Photos of Russian aerospace forces carrying out strikes with the Syrian Air Force on the headquarters and back lines of terrorists, northern Syria
https://sana.sy/en/
Foto: Syrian Arab News Agency SANA](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 23/11/2024 Mulheres negras do Centro-Oeste promovem concontro para organizar a Marcha das Mulheres Negras por Repação e Bem Viver (MMN2025), prevista para acontecer em 2025 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)