Eleitores de Hong Kong vão às urnas neste domingo

É a primeira eleição após início de protestos que pedem democracia

Publicado em 24/11/2019 - 13:47 Por NHK (emissora pública de televisão do Japão) - Hong-Kong

Eleitores em Hong Kong foram às urnas hoje (24) na primeira maior eleição no território desde o início de protestos pró-democracia há mais de cinco meses.

Um número recorde de pessoas - 4,1 milhões – estava apto a votar nas eleições para a escolha dos membros de conselhos distritais do território. Os votos começaram a ser depositados no início da manhã deste domingo.

Manifestantes protestam em Hong Kong
Eleição de hoje é a primeira desde o início de protestos que pedem democracia em Hong Kong   (Arquivo/REUTERS/Edgar Su/Direitos Reservados)

Um eleitor comentou que Hong Kong tem vários problemas e acrescentou que os cidadãos do território "gostariam de votar por seu direito à democracia".

Um total de 452 assentos estão sob disputa em 18 distritos. Conselheiros pró-Pequim ocupam atualmente cerca de 70% deles. Mas grupos pró-democracia têm ganhado força com os protestos e esperam conquistar a maioria.

Conselheiros distritais têm um papel limitado na política do território. Mas eles participam da escolha do chefe-executivo de Hong Kong, que não é eleito por voto direto da população.

A atual chefe-executiva, Carrie Lam, está sob pressão para acabar com meses de protestos, que têm se tornado cada vez mais violentos.

A eleição é vista como um referendo sobre as manifestações, uma resposta do governo contra os protestos e o futuro de Hong Kong. Os resultados devem ser divulgados nesta segunda-feira (25).

Edição: -

Últimas notícias