Morre ex-primeiro-ministro japonês Yasuhiro Nakasone

O ex-primeiro-ministro japonês morreu aos 101 anos

Publicado em 29/11/2019 - 08:25 Por NHK (Conglomerado de mídia pública do Japão) - Moscou

Morreu hoje (29), aos 101 anos,  o ex-primeiro ministro japonês Yasuhiro Nakasone. Ele foi o primeiro premiê no período pós-guerra a visitar oficialmente o Santuário Yasukuni, em Tóquio, que homenageia os japoneses mortos em conflitos, incluindo líderes condenados por crimes de guerra após a Segunda Guerra Mundial. Nasceu na cidade de Takasaki, província de Gunma, em 1918 e se formou na Universidade Imperial de Tóquio em 1941. Atuou no então Ministério do Interior, e serviu como oficial da Marinha durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1947, disputou uma cadeira na Câmara Baixa do Parlamento, representando o antigo 3º distrito eleitoral de Gunma. Foi eleito 20 vezes consecutivamente.

FILE PHOTO: Former Japanese prime minister Yasuhiro Nakasone speaks during an interview at his office in Tokyo , Japan November 22, 2005. REUTERS/Toshiyuki Aizawa/File Photo
Yasuhiro Nakasone teve papel importante na política japonesa e morreu aos 101 anos de idade REUTERS/Toshiyuki Aizawa/File Photo

Em 1959, Nakasone conseguiu seu primeiro posto no gabinete como chefe da Agência de Ciência e Tecnologia no governo do então premiê Nobusuke Kishi.

Mais tarde, atuou como chefe da Agência da Defesa, ministro dos Transportes, ministro do Comércio e Indústria, além de secretário-geral e presidente do conselho geral do Partido Liberal Democrático.

Nakasone se tornou o 71º primeiro-ministro do Japão em novembro de 1982.

Após se retirar do mundo político em 2003, Nakasone trabalhou como chefe de um instituto de pesquisa sobre segurança nacional e intercâmbios internacionais, e continuou a se manifestar sobre assuntos internos e diplomacia. Foi grande defensor de emendas à Constituição, e atuou como chefe de um grupo suprapartidário, formado por legisladores, com o objetivo de estabelecer uma nova Constituição no Japão.

Últimas notícias