Alterações climáticas provocam instabilidade e incerteza, diz Guterres
![Mark Garten/ONU Secretário-geral da ONU, António Guterres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mark Garten/ONU Secretário-geral da ONU, António Guterres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, identificou, em uma intervenção no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o que chamou de "Quatro Cavaleiros do Apocalipse", que provocam atualmente incertezas e instabilidade no mundo: alterações climáticas, desconfiança dos cidadãos, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas.
Entre as quatro ameaças assinaladas, Guterres destacou as alterações climáticas que, pela primeira vez na história da humanidade, estão impondo, segundo ele, um limite físico e real às possibilidades de crescimento.
O secretário-geral da ONU acrescentou que é "absolutamente necessário" admitir que as alterações climáticas são uma ameaça à existência humana e que estão progredindo mais rápido do que o esperado.
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Acesso internet celular. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ASCOM/FUNAI Ministério dos Povos Indígenas informou nesta quarta-feira (16) que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vai dar prosseguimento à regularização da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, no Paraná. Foto: ASCOM/FUNAI](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 03/02/2025 Abertura dos trabalhos legislativos de 2025 no plenário da Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)