Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pauta do dia

Publicado em 17/04/2018 - 10:26 e atualizado em 25/04/2018 - 08:31

PAUTA DA AGÊNCIA BRASIL
Sexta-feira, 20 de julho de 2018.

MICHEL TEMER PARTICIPA DOS COMEMORAÇÕES DOS 145 ANOS DE NASCIMENTO DE SANTOS DUMONT
O presidente Michel Temer participa da solenidade militar em comemoração aos 145 anos de nascimento do Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, na Base Aérea de Brasília. O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, participa da cerimônia. Ainda hoje (20), Michel Temer viaja ao Rio de Janeiro para participar da 35ª Convenção Internacional da Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno (ADHONEP).

TESOURO DIVULGA RELATÓRIO BIMESTRAL DE AVALIAÇÃO DE RECEITAS E DESPESAS PRIMÁRIAS
A Secretaria do Tesouro Nacional divulga o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias, nesta sexta-feira (20), no Ministério da Fazenda.

ESTEVES COLNAGO E RAUL JUNGMANN SE REÚNEM HOJE À TARDE
O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, despacha com assessores e, à tarde, ele se reúne com o ministro extraordinário de Segurança Pública, Raul Jungmann, para discutir o orçamento da pasta.

PDT, PSC e PCB REALIZAM CONVENÇÕES NESTA SEXTA-FEIRA
O período de convenções partidárias para as eleições 2018 será aberto nesta sexta-feira (20) pelo PDT, PSC e PCB. Os três partidos marcaram reuniões para deliberar sobre coligações e escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal, deputado estadual ou distrital. O PDT e o PSC vão realizar a convenção em Brasília. Já o PCB fará a reunião no Rio de Janeiro.

ELEIÇÕES 2018: PROCESSOS ELEITORAIS TÊM PRIORIDADE DE TRAMITAÇÃO A PARTIR DE HOJE
De acordo com o calendário das eleições 2018 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de hoje (20) os processos eleitorais terão prioridade de tramitação e julgamento em relação a quaisquer outros, ressalvados os habeas corpus e mandado de segurança. A medida vigora até 2 de novembro, cinco dias após a realização do segundo turno das Eleições 2018.

SECRETÁRIO DO ITAMARATY DÁ ENTREVISTA SOBRE A CÚPULA MERCOSUL-ALIANÇA DO PACÍFICO
O subsecretário-geral da América Latina e Caribe, do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Estivallet de Mesquita, dá entrevista, no Palácio Itamaraty. Ele vai falar sobre a Cúpula Mercosul–Aliança do Pacífico, que ocorrerá no início da semana que vem (23 e 24 de julho) em Puerto Vallarta, no México.

MDH INSTALARÁ COMITÊ PARA PREVENIR VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) vai implantar um Comitê de Gênero para prevenir situações de violência contra a mulher, dentro e fora do local de trabalho, e auxiliar as vítimas. A portaria instalando o comitê será publicada nesta sexta (20). A comissão terá o nome de Comitê de Gênero Janaína Romão, em homenagem à servidora do MDH que morreu assassinada no último domingo (15), vítima de feminicídio.

QUAIS SERIAM AS RAZÕES DA QUEDA DA COBERTURA VACINAL NO PAÍS NOS ÚLTIMOS ANOS?
Quais seriam as razões da queda da cobertura vacinal no país nos últimos anos? Dados do Ministério da Saúde mostram uma redução significativa nos últimos dois anos do número de pessoas vacinadas contra doenças até então consideradas erradicadas no país, como sarampo e poliomielite. Ouvir o Ministério da Saúde sobre o assunto. Muitas prefeituras alegam que não houve queda de vacinação. O que estaria ocorrendo é uma dificuldade dos municípios em repassarem as informações sobre imunização para o Ministério da Saúde. Esta dificuldade teria sido gerada pela troca do sistema nacional de dados sobre vacinação do Ministério da Saúde, ocorrida em 2010. Por falta de estrutura ou de treinamento, muitas prefeituras não estariam usando corretamente o programa. Ouvir prefeituras, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems)

INSCRIÇÕES PARA O NOVO FIES DO SEGUNDO SEMESTRE TERMINAM DOMINGO
Terminam no próximo domingo (22) as inscrições para o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018. O prazo começou na última segunda-feira (16). Nesta edição, serão ofertadas, pelo menos, 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do Fies Seleção na internet. O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

ADMINISTRAÇÕES PRISIONAIS TÊM ATÉ HOJE PARA ADERIREM AO ENCCEJA NACIONAL PPL
Órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) 2018 nas unidades prisionais sob sua responsabilidade têm até esta sexta-feira (20) para aderir ao Exame. Os órgãos de cada estado podem firmar o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  até 23h59 (Horário de Brasília) pelo endereço sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais. Após a adesão dos órgãos, as unidades prisionais e socioeducativas a eles vinculados também precisam aderir, seguindo o mesmo prazo.

FACEBOOK REALIZA ENCONTRO SOBRE BOAS PRÁTICAS NAS ELEIÇÕES 2018
O Facebook fará um encontro sobre boas práticas nas eleições 2018 nesta sexta-feira (20), no Royal Tulip Alvorada, em Brasília. Na pauta, questões sobre como a rede social está se preparando para as eleições e como os veículos de comunicação podem usar a plataforma.

RISCOS DO RECONHECIMENTO FACIAL GERAM POLÊMICA NO MUNDO E NO BRASIL
O uso de tecnologias para reconhecer pessoas tem décadas, mas vem gerando polêmicas nos últimos anos. Na semana passada, o tema ganhou visibilidade com o pedido da Microsoft de uma regulação sobre o tema. No Brasil, a empresa responsável pelo Metrô de São Paulo foi questionada por usar esse recurso na linha 4. A pauta vai trazer os casos recentes e discutir os riscos à privacidade e as implicações éticas.

RELATÓRIO APONTA REGIÕES BRASILEIRAS MAIS IMPACTADAS PELA SECA
Estudo publicado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – apontou que os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Acre foram os mais afetados pela estiagem no mês de junho. Vamos fazer um registro sobre o assunto ouvindo o Cemaden. O levantamento feito pelo Sistema de Monitoramento da Seca apontou que essas áreas estão em condição de seca severa. Este é o primeiro relatório consolidado para todo o território brasileiro.

ESTUDANTES DA UnB SIMULAM ATIVIDADES PARLAMENTARES NA CÂMARA
A Universidade de Brasília (UnB) e a Câmara dos Deputados encerram, nesta sexta-feira (20), o Projeto Politeia, que reúne universitários em atividades que simulam o processo legislativo. A edição deste ano, que começou na segunda (16), tem a participação de 208 estudantes - 155 atuam como deputados; 15, como jornalistas; e 38, como organizadores do projeto. Os que atuam como parlamentares vão discutir e votar projetos de lei, em comissões temáticas e no Plenário, reproduzindo o trabalho realizado pelos deputados. Para tornar o evento mais realista, as atividades contam com a participaçãode secretários de comissões e de profissionais da Consultoria Legislativa e da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara. O projeto de extensão da UnB tem como objetivo proporcionar o aprendizado prático das atividades legislativas, por meio da simulação do processo de elaboração das normas jurídicas.

NO EXTERIOR
CHANCELER BRASILEIRO VISITA A TUNÍSIA NESTA 
SEXTA-FEIRA
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, visita oficialmente a Tunísia nesta sexta-feira (20). Ao longo do dia, estão previstas audiências do chanceler com o presidente tunisiano, Béji Caïd Essebsi, e com o primeiro-ministro, Youssef Chahed. O ministro brasileiro também manterá encontro com o chanceler Khemaïes Jhinaoui, em que serão discutidos temas da agenda regional e internacional, bem como oportunidades para a dinamização dos fluxos de comércio e investimentos bilaterais e iniciativas de cooperação em áreas como desenvolvimento social, agricultura, turismo, cultura e educação. Por ocasião da visita, será realizada a 8ª edição do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia.

RIO DE JANEIRO
FGV DIVULGA SONDAGEM DA INDÚSTRIA
A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga a prévia da Sondagem da Indústria de julho.

IBGE DIVULGA PRÉVIA DA INFLAÇÃO NACIONAL
O IBGE divulga o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA-15) para julho. Haverá coletiva de imprensa.

REAJUSTES DE PREÇOS ANP
Checar com a ANP a variação semanal dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha.

CUTIAS VÃO AJUDAR PARQUE DA TIJUCA
A partir das 9h30, o Parque Nacional da Tijuca receberá novos moradores. Oito cutias serão soltas na área. A espécie foi escolhida por ser nativa e uma importante dispersora de sementes. O animal chega a enterrar os grãos para consumir depois, favorecendo a restauração florestal. O projeto de reintrodução de espécies no parque começou em 2010 e, além de cutias, já reintroduziu o bugio-ruivo. Para 2019, quer soltar o jabuti-tinga e o pássaro trinca-ferro, todos nativos.

MINISTÉRIO PÚBLICO QUESTIONA LEGADO OLÍMPICO
O Ministério Público Federal (MPF), expediu ofícios a nove órgãos públicos - incluindo o Ministério do Esporte e a Controladoria Geral da União - para cobrar respostas sobre o cumprimento do Plano de Legado e do Plano de Uso do Legado (PUL), sobre a desestatização do Parque Olímpico da Barra e a contratação de consultoria para gestão do legado olímpico.

TEMER PARTICIPA DE EVENTO HOJE À NOITE NO RIO
O presidente Michel Temer participa, no Rio de Janeiro, da 35ª Convenção Internacional da Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno (ADHONEP).

PCB FAZ CONVENÇÃO NO RIO
O partido realiza convenção na sede do Sindicato dos Petroleiros, no centro do Rio. Em princípio, o partido não deve lançar candidato, mas pode anunciar apoio a algum candidato ou ficar neutro nas eleições presidenciais.

AVANÇO DO HIV/AIDS
A ong Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) deve divulgar nota comentando os principais pontos do relatório da Unaids sobre o avanço do HIV/Aids no planeta, em 2017. Na América Latina, os homens gays são as principais vítimas, 41% dos novos casos. Porém, no mundo como um todo, as mulheres, por conta da violência, ainda foram a maioria (58%) dos novos casos diagnosticados, ano passado. Na África Central e Oriental a preocupação é com as crianças, contaminadas no parto ou aleitamento. O Brasil recebeu destaque pela adoção da PrEP.

MULHERES NEGRAS DECIDEM
Uma rede formada para ampliar a participação de mulheres negras na política institucional será lançada sábado (21), no Rio de Janeiro. Podemos antecipar. Apesar de ser o maior grupo demográfico da população brasileira, as mulheres pretas e pardas são as que proporcionalmente menos ocupam cargos políticos. Na Câmara dos Deputados, as negras, segundo critérios do IBGE, não chegam a 1% das cadeiras. Na quarta-feira (25), é celebrado o Dia da Mulher Negra Afro Latina. ACS: Gabriele Roza 21 97951-2825.

SÃO PAULO 
EDUARDO GUARDIA SE REÚNE COM O SECRETÁRIO DO TESOURO DOS EUA
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, se reúne com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin,  no Palácio Tangará (Panamby), em São Paulo. O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, também participa do encontro. Às 12h, Eduardo Guardia viaja para Buenos Aires (Argentina).

CONSELHO FISCAL DA EMBRAER SE REÚNE HOJE
O secretário de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência, do Ministério da Fazenda, João Manoel Pinho de Mello, participa da reunião do Conselho Fiscal Embraer, no escritório do Ministério da Fazenda, em São Paulo.

HUMAN RIGHTS WATCH LANÇA RELATÓRIO SOBRE USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL
A Human Rights Watch lança hoje (20) o relatório Você não quer mais respirar veneno,  no Salão Nobre do Centro Cultural Maria Antonia, da USP, em São Paulo. Será durante entrevista coletiva com a participação de Richard Pearshouse, diretor associado da Divisão de Meio Ambiente da Human Rights Watch; Maria Laura Canineu, diretora do escritório Brasil da Human Rights Watch; e João Guilherme Delgado Bieber, consultor da Divisão de Meio Ambiente da Human Rights Watch. A nova investigação da ONG concluiu que, em todo o Brasil rural, pessoas comuns sofrem intoxicação aguda devido à pulverização de agrotóxicos nas proximidades imediatas de suas casas, escolas, e locais de trabalho.