Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pauta do dia

Publicado em 17/04/2018 - 10:26 e atualizado em 25/04/2018 - 08:31

PAUTA DA AGÊNCIA BRASIL
Sexta-feira, 16 de novembro de 2018.

26ª CÚPULA IBERO-AMERICANA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO TERMINA HOJE
O presidente Michel Temer participa hoje (16), em Antígua (Guatemala), do segundo e último dia da 26ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo. No encontro, estão sendo discutidas questões sobre mudança climática, uso dos oceanos, migração e refugiados..Nesta sexta-feira (16), haverá duas sessões de debates, uma às 10h30 e a outra às 15h, com a participação dos chefes de estado e de governo. Depois, Michel Temer se encontra com o presidente da Guatemala, Jimmy Morales Cabrera; participa da cerimônia de transmissão da Presidência Pro Tempore da Cúpula Ibero-americana; e será um dos presentes à conferência de imprensa, prevista para as 17h30. O presidente brasileiro permanece na Guatemala até o início da noite, quando deixa o país com destino a Brasília.

EQUIPE DO GOVERNO DE TRANSIÇÃO CONTINUA OS TRABALHOS
A equipe do governo de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, continua os trabalhos nesta sexta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A troca de informações com o atual governo começou no dia 5 de novembro. Composto por 27 membros, o grupo é coordenado pelo deputado federal Onix Lorenzoni (DEM-RS). Os trabalhos foram divididos em 10 eixos temáticos, que são: desenvolvimento regional; ciência, tecnologia, inovação e comunicação; modernização do estado, economia e comércio exterior; cultura e esportes; justiça, segurança e combate à corrupção; defesa; infraestrutura; produção sustentável, agricultura e meio ambiente; saúde e assistência social. Vamos acompanhar/monitorar e registrar as possíveis novidades.

COMPORTAMENTO DAS BOLSAS DEPOIS DO ANÚNCIO DO NOVO PRESIDENTE DO BC
Vamos acompanhar o comportamento das bolsas e do mercado financeiro nesta sexta-feira (16), primeiro dia útil depois do anúncio do nome de Roberto Campos Neto para comandar o Banco Central no futuro governo Bolsonaro.

BANCO CENTRAL DIVULGA O IBC-BR DE SETEMBRO
​O Banco Central divulga nesta sexta-feira (16), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de setembro de 2018.

TESOURO DIVULGA O RELATÓRIO MENSAL DE HONRA DE GARANTIAS
A Secretaria do Tesouro Nacional divulga o Relatório Mensal de Honra de Garantias nesta sexta-feira (16), no Ministério da Fazenda.

RECEITA PAGA RESTITUIÇÃO DO 6º LOTE DO IRPF NESTA SEXTA-FEIRA
A Receita Federal paga hoje as restituições do sexto lote do IRPF 2018 e as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. Ao todo, serão creditados R$ 1,9 bilhão para 1.142.680 contribuintes. Desse total, 991.153 declarações são do Imposto de Renda deste ano, cujo pagamento totalizará R$ 1,676 bilhão.

CNJ REALIZA SESSÃO DO PLENÁRIO VIRTUAL ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encerra, nesta sexta-feira (16), a 39ª Sessão do Plenário Virtual. A apreciação e julgamento de 42 processos administrativos começou às 14h do dia 8 de novembro. Dos 42 processos, 39 fazem parte da pauta de julgamentos pela primeira vez e três estavam sob vista regimental.

MOVIMENTAÇÃO NAS ESTRADAS E AEROPORTOS NO FERIADO PROLONGADO
O feriado prolongado da Proclamação da República começou no fim da tarde de quarta-feira (14) e vai até domingo (18). Vamos fazer matérias mostrando a movimentação nas estradas, rodoviárias e aeroportos ao longo deste período.

MARINHA DO BRASIL COMEMORA HOJE O DIA DA AMAZÔNIA AZUL
A Marinha do Brasil comemora o Dia da Amazônia Azul. Trata-se de uma imensa área marítima defendida e preservada pela Força Naval. O Brasil possui o direito de explorar uma extensa área oceânica, com cerca de 4,5 milhões de km², que equivale a 52% da nossa massa continental. Nosso mar é importante em tantos aspectos que, em aproximadamente 8.500 km de faixa litorânea, concentram-se 80% da população. São produzidos 90% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e estão localizados os principais destinos turísticos nacionais.

DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA
Hoje é o Dia Internacional da Tolerância. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 de novembro de 1995, tendo 185 Estados como signatários. Podemos fazer um registro sobre o assunto ouvindo o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), entidades religiosas, sociólogos, etc... O dia foi criado com o objetivo de reforçar a importância dos direitos humanos fundamentais e a dignidade das pessoas.

BRASÍLIA REALIZA 1º FESTIVAL DE CINEMA FEITO COM DISPOSITIVOS MÓVEIS
O Filmaê, 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília, começa hoje (16) e vai até domingo (18), no Espaço Cultural Renato Russo. Participam da mostra diversos filmes feitos a partir de equipamentos como celular e tablet. O resultado poderá ser visto durante a programação do festival, totalmente gratuita. O evento começa com a exibição do longa-metragem Distúrbio, de Steven Soderbergh, diretor premiado com o Oscar por Traffic. O filme todo foi feito com um Iphone.

RIO DE JANEIRO
IBGE DIVULGA CONTAS REGIONAIS 2016
O IBGE divulga nesta sexta-feira (16), às 10h, as Contas Regionais 2016, com o PIB das 27 unidades da federação do país e suas principais componentes. Haverá entrevista coletiva no auditório do IBGE, no Rio (Av. Chile, 500, 3º andar, Centro). O informativo para mídia e o material de apoio desta divulgação estarão na Sala de Imprensa do IBGE.

 SÃO PAULO 
EDUARDO GUARDIA DESPACHA COM ASSESSORES EM SÃO PAULO
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, despacha com assessores, no escritório do Ministério da Fazenda, em São Paulo.