Hoje na Agência Brasil

Veja a pauta da Agência Brasil desta terça-feira (20):

Temer participa da solenidade de integração dos submarinos classe Riachuelo
O presidente Michel Temer participa da cerimônia de início da integração dos submarinos da classe Riachuelo no Estaleiro do Complexo Naval de Itaguaí (RJ). O programa prevê outras três unidades convencionais e o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. No estaleiro o submarino entrará em montagem final, com o objetivo de ser lançado ao mar no segundo semestre de 2018.

Senado vota decreto de intervenção na segurança pública do Rio
O Senado realiza sessão plenária extraordinária para votar o decreto presidencial que instaurou a intervenção na segurança pública no estado do Rio de Janeiro. O texto foi aprovado hoje (20) de madrugada pela Câmara dos Deputados. Assinado na última sexta-feira (16) pelo presidente Michel Temer, o decreto tem como finalidade enfrentar o crime organizado, as quadrilhas e o descontrole da segurança no Estado do Rio. 

Segunda Turma do STF julga HC em favor de mães e gestantes presas
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta terça-feira (20), o habeas corpus (HC 143.641) em favor das mulheres submetidas à prisão cautelar no sistema penitenciário nacional, que ostentem a condição de gestantes, de puérperas ou de mães com crianças com até 12 anos de idade sob sua responsabilidade.

Termina no Itamaraty reunião sobre Pacto Global para Refugiados
Termina hoje (20), no Palácio Itamaraty, em Brasília, a Reunião de Consulta da América Latina e do Caribe como Contribuição Regional para o Pacto Global sobre Refugiados. Participam da reunião, representantes de todos os países da região, países observadores, organizações internacionais e sociedade civil. O encontro é organizado pelo governo brasileiro em parceria com o Acnur (agência das ONU para refugiados).

Sebrae e BRDE assinam convênio para garantir crédito a pequenos negócios
O Sebrae e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinam convênio para disponibilizar garantias de crédito aos pequenos negócios junto às linhas de empréstimo do banco. Por meio da parceria, o BRDE vai conceder R$ 92,1 milhões em financiamentos com o aval do Sebrae.

Ipea divulga indicador de investimento de dezembro e consolidado de 2017
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) referente a dezembro e ao quarto trimestre de 2017. Esse indicador de periodicidade mensal é considerado uma prévia da atualização do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra os resultados desagregados por componentes: máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos.

Mapa inicia operação Semana Santa no DF com coleta de pescado para análise
O Ministério da Agricultura realiza fiscalização em um supermercado para a coleta de amostras de peixes. Trata-se da Operação Semana Santa, que tem por objetivo verificar a qualidade dos pescados e recolher amostras para análise em vários estados do país.

Kassab apresenta programa Internet para Todos em Natal
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresenta o programa Internet para Todos a prefeitos e gestores de municípios do Rio Grande do Norte.  O projeto tem como objetivo levar internet de banda larga a milhares de localidades em todo o país que hoje não tem acesso à conectividade.

Planejamento do Carnaval de 2019 começa a se discutido hoje
O presidente da Riotur, Marcelo Alves, se reúne, com representantes de órgãos públicos e parceiros da iniciativa privada para começar a discutir o planejamento do Carnaval do Rio de 2019. Após o encontro, será divulgado um balanço com as principais propostas apresentadas para o próximo carnaval carioca.

Número de alunos imigrantes mais que dobra em oito anos no Brasil
Um levantamento feito com base nos dados do Censo Escolar 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, mostra que o número de matrículas de alunos de outras nacionalidades em escolas brasileiras mais do que dobrou no período de oito anos. Em 2008 foram 34 mil matrículas registradas de imigrantes ou refugiados, enquanto em 2016 saltou para quase 73 mil.

Português, Brasil