Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pauta do dia

Publicado em 17/04/2018 - 10:26

PAUTA DA AGÊNCIA BRASIL
Quinta-feira, 19 de abril de 2018.
 
Michel Temer participa das comemorações do Dia do Exército
O presidente Michel Temer participa da cerimônia comemorativa do Dia do Exército, às 10h, quando serão entregues a comenda da Ordem do Mérito Militar e a Medalha Exército Brasileiro. Participam da solenidade – no Quartel-General do Exército – ministros, deputados, senadores, magistrados, e outras autoridades civis e militares.
 
STF retoma julgamento do pedido HC de Paulo Maluf
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam hoje (19) o julgamento em que decidirão se o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) pode recorrer em liberdade da condenação de 7 anos e 9 meses de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro. 

Senado faz sessão especial para homenagear os povos indígenas
A cerimônia será no Plenário do Senado, às 9h.

CNI  divulga índice de confiança do empresário industrial, de abril
A Confederação Nacional da Indústria realizou a pesquisa que mostra a percepção dos empresários sobre as condições atuais e as perspectivas para os próximos seis meses da economia e da própria empresa. 
 
ANATEL analisa proposta de revisão tarifária de assinaturas 
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se reúne, hoje, para analisar a proposta de revisão tarifária das assinaturas: residencial, não residencial, tronco e AICE (Telefone Popular), do plano básico da Telefônica, decorrente de incorporação da GVT; a revisão das áreas de tarifação do serviço telefônico fixo destinado a uso público; a revisão do regulamento de obrigações de universalização na Agenda Regulatória 2017-2018 e recursos administrativos das prestadoras de serviços de telecomunicações.  

Dia do Índio – 19 DE ABRIL
Matéria com mapeamento dos indígenas no Brasil, mostrando o tamanho dessa população, como estão distribuídos e qual é a concentração por estados e regiões. Quantas etnias vivem hoje no país e quais estão em situação de risco? O levantamento inclui dados da Fundação Nacional do Índio (Funai) e avaliação de antropólogo e cientista social. 

Exposição fotográfica sobre índios do Xingu no Museu Nacional
Começa hoje (19), no Museu Nacional da República, a exposição fotográfica “Yawalapiti – Entre Tempos”. A mostra é assinada pelo fotógrafo francês Olivier Boëls e vai até 20 de maio.  
 
ESTADOS
TRF4 julga recurso de José Dirceu contra pena de mais de 30 anos de prisão

Está na pauta do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) o recurso d0 ex-ministro e ex-deputado José Dirceu contra pena de mais de 30 anos em processos abertos pela Operação Lava Jato. José Dirceu está cumprindo pena em domicílio em Brasília.
 
UFRR e agências da ONU inauguram centro de refugiados em Roraima
O objetivo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e agências da ONU no Brasil  é prestar serviços de orientação, proteção e integração aos cidadãos venezuelanos e de outras nacionalidades que chegam a Roraima, além de atividades para a comunidade local. 


SÃO PAULO 
CNBB divulga posição sobre processo eleitoral e eclesiástico

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai apresentar hoje as mensagens aprovadas pelo episcopado brasileiro: uma que retoma a função eclesial da CNBB e outra sobre as eleições 2018. As mensagens foram aprovadas pelo episcopado brasileiro durante a sua 56ª Assembleia Geral, realizada em Aparecida de 11 a 20 de abril de 2018.
 
Transparência Internacional publica estudo sobre verdadeiros proprietários de grandes empresas nos países do G20
O estudo avalia se os governos das maiores economias do mundo estão atuando de forma ágil para garantir transparência em relação à identificação dos verdadeiros proprietários das empresas que operam em seus países – fator crucial para a prevenção de crimes financeiros, tais como evasão de impostos e lavagem de dinheiro.
 
Triplica busca de inadimplentes por empresas para “limpar o nome”
Contratação de empresas para limpar o nome quase triplica em um ano, mostra pesquisa do SPC Brasil e CNDL. 25% dos inadimplentes contrataram uma empresa para limpar o nome. 65% afirmaram tertentado negociar a dívida com os credores antes de contratar. 50% disseram que a empresa prometeu limpar o nome mesmo sem que a dívida fosse paga. 

RIO DE JANEIRO
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) será ouvido nesta quinta-feira (19) sobre o "uso abusivo de algemas" no episódio de sua transferência para Curitiba, em investigação determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O interrogatório acontecerá no Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2). 

FGV divulga sondagem da Indústria de abril
A Fundação Getúlio Vargas divulga a prévia da Sondagem da Indústria de abril. A coordenadora da pesquisa, Tabi Thuler Santos, explicará os dados à imprensa.

Caixa Cultural encerra atividade nos Rio
A Caixa Cultural Rio, complexo que inclui dois cinemas, três galerias, um teatro e uma livraria, no centro, será fechado pelo banco. O motivo seria o preço do aluguel. As atividades programadas para este ano deverão ser apresentadas no Teatro Nelson Rodrigues, que também é da Caixa. 

Seminário na FGV sobre refino na Petrobras
O presidente da Petrobras, Pedro Parente,  participa de debate na FGV para discutir o fim do monopólio na área de refino. Também estarão presentes o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, o diretor geral da ANP, Décio Oddone e o presidente do IBP, José Firmo. 

MP debate cadastramento de torcedores de futebol
Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do MPRJ discute a identificação de torcedores impedidos de entrar em estádios pela Justiça. Será apresentado o projeto de reconhecimento facial pelo Detran-RJ. Também será discutida a Operação Cartola, deflagrada na Paraíba, contra dirigentes envolvidos na manipulação de resultados, interferência em decisões da justiça desportiva, entre outras irregularidades.

ABL elege novo Imortal para cadeira deixada vaga por Carlos Heitor Cony
Academia Brasileira de Letras (ABL) elege o novo ocupante da cadeira 3, sucessor do jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, falecido em janeiro deste ano. Concorrem dois candidatos, e será eleito aquele que alcançar a maioria absoluta dos votos dos atuais imortais.

Niterói lança edital para audiovisual para produtoras
Niterói torna-se a primeira cidade a acessar recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), na linha Arranjos Regionais, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e lançar edital para o setor. Produtoras de todo o Estado do Rio poderão concorrer a R$ 6 milhões em 12 linhas. 

NO EXTERIOR
Guarda participa da reunião de ministros de Finanças e presidente de Bcs dos BRICs

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, está em Washington (EUA) para participar da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial.  Hoje, haverá a Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do BRICS. Depois da reunião, Guardia se encontra com o ministro Finanças da Argentina, Luis Caputo, e com representantes de empresas norte-americanas. e faz apresentação no evento Itaú LatAm Day. À noite, participa de jantar dos ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20.
 
Ministro da Cultura faz palestra na Câmara de Comércio Brasil-Califórnia
Sérgio Sá Leitão  falará a uma plateia de empresários,com o objetivo de atrair investimentos culturais para o Brasil, inclusive fora do eixo Rio-São Paulo, no setor de entretenimento ao vivo. 

Assembleia de Cuba deve escolher substituto de Raul Castro, hoje
A Assembleia Nacional de Cuba deve aprovar hoje o nome do  único candidato indicado para o cargo,  Miguel Díaz-Canel. Civil de 57 anos, ele será o primeiro líder máximo cubano de uma geração posterior à que vivenciou a Revolução de 1959. Nas últimas seis décadas, Cuba foi governada pelos irmãos Castro: Fidel, que morreu aos 90 anos, e Raúl, que prometeu se aposentar agora, aos 86. 

Envie sua sugestão de pauta para a Agência Brasil pelo e-mail : pauta@ebc.com.br