Você está aqui

Ferramenta Wikipédia não deve ser vista como fonte primária, defende criador

  • 15/01/2016 20h01publicação
  • Brasílialocalização
Do Portal EBC

Imagine uma enciclopédia escrita de maneira colaborativa. Agora, coloque-a na internet e permita que mais pessoas editem e adicionem novos verbetes. Essa é a receita da Wikipédia, que completa 15 anos de existência nesta sexta-feira (15).

O projeto foi criado pelos americanos Jimmy Waler e Larry Sanger. Mantida pela Fundação Wikimedia, ela é gratuita e, aos poucos, desbancou outras fontes de informação como a preferida de estudantes, pesquisadores e até mesmo de jornalistas.

Jimmy Wales

Jimmy Wales é um dos criadores do WikipédiaAgência Brasil

A facilidade de encontrar definições utilizando motores de busca como Google e Bing potencializou a ferramenta. Ao mesmo tempo, surgiu a dúvida sobre a veracidade das informações.

Os responsáveis pelo site explicam que o material inserido na plataforma web não pode ser original. Ou seja, o Wikipédia funcionaria como uma consulta secundária. Segundo Jimmy Wales, não deve ser usada como fonte primária de informação. Assim, leu um conceito, uma descrição e ficou com dúvidas? Você deve ir no campo de links e referências logo abaixo do texto e comparar com a informação do verbete.

Criticado em relação à qualidade do material, a Wikipédia criou um mecanismo complexo que estimula os usuários a participarem da rede a ajudarem no processo de edição. Para tanto, o voluntário deve cumprir algumas etapas antes de virar, por exemplo, um revisor. As regras de como participar estão disponíveis no link.

O próprio verbete Wikipédia no site explica que, "por padrão, qualquer edição em um artigo se torna disponível imediatamente, antes de qualquer revisão. Isto significa que um artigo pode conter erros, contribuições equivocadas, defesa de algo, ou mesmo absurdos evidentes, até que outro editor corrija o problema".

Mas as páginas propensas ao vandalismo de pessoas más intencionadas que excluem termos ou inserem dados falsos são protegidas para não perdir edições de imediato. O sistema do Wikipédia utiliza o software livre de edição wiki, que permite tanto a colaboração quanto a gravação de histórico de alterações. Assim, se alguém apagou algum conteúdo acidentalmente ou de propósito é possível saber quando, quem foi e o que foi apagado para um possível resgate.

O licenciamento de todo conteúdo da plataforma está sobre Creative Commons, modelo de licença que flexibiliza os direitos autorais, permitindo parcialmente a reprodução e até mesmo edição, desde que se mantenha a citação dos autores.

A Wikipédia tem versões em mais de 270 idiomas. De acordo com dados atualizados pela plataforma em janeiro deste ano, o inglês, primeiro idioma a ser implementado, é o que possui maior número de artigos escritos com mais de 5 mil caracteres.

O idioma Português, que inclui o Brasil, ocupa o 9º lugar em inserções de verbetes. Ao todo, a língua portuguesa contabiliza mais de 905 mil artigos, incluíndo aqueles menores de 5 mil caracteres.

Edição: Armando de Araújo Cardoso