PT defenderá reforma política e regulação da mídia como prioritárias

Publicado em 27/10/2014 - 19:16 Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

banner_eleições

A reforma política e a regulação dos meios de comunicação serão defendidas pelo PT como ações prioritárias no próximo mandato de Dilma Rousseff, reeleita nesse domingo (26) para mais quatro anos de governo, disse hoje (27) o presidente nacional do PT, Rui Falcão, em entrevista à imprensa, na cidade de São Paulo.

“Sobre a democratização dos meios de comunicação, que não afeta a mídia impressa, mas se dirige aos veículos que são detentores de concessões de serviço público de radiodifusão, a Constituição prevê, em seu Artigo 220, a mais ampla liberdade de expressão de pensamento, que defendemos ferrenhamente. Agora, o mesmo item que trata da comunicação social, proíbe a existência de oligopólios e monopólios na comunicação. Nós do PT vamos continuar insistindo para regulamentar [de acordo com] a Constituição no que diz respeito a esses artigos. Considero essa uma das mais importantes reformas do Brasil ao lado da reforma política", disse.

Sobre a reforma política, Falcão lembrou que já existe uma proposta feita pela presidenta, com 189 assinaturas, convocando o plebiscito. As questões que estarão no plebiscito, acrescentou, ainda serão objeto de debate.

O presidente do PT também falou que o partido não vai determinar quem será o próximo ministro da Fazenda do governo Dilma e que não se oporia à indicação de alguém que não fosse do partido. "O partido não manda no governo e o governo não controla o partido. É natural que a gente seja ouvido [sobre a indicação do ministro]. Se for um quadro preparado e leal ao programa de governo e que a maioria do povo brasileiro aprovou, não haveria restrição a isso". 

Para ele, o fato da eleição no segundo turno ter sido muito disputada, com Dilma sendo reeleita com 51,64% dos votos contra 48,36% de Aécio Neves (PSDB) recebeu 48,36%, demonstrou um “sentimento de mudança muito forte no país”. E admitiu que o PT possa fazer mudanças. “É natural que depois de 12 anos de governo e sendo a gente um partido com muitas propostas e aguerrimento na militância, haja aqui e ali resistência ao partido. Mas o que a eleição mostrou é que a maioria da população brasileira votou com a Dilma e com o PT. É claro que o partido está sempre aberto e vai fazer isso, está se renovando e está se reestruturando”, disse.

Rui Falcão manifestou sua alegria coma vitória nas eleições presidenciais deste ano. “Tanto que estou sem voz. A campanha de 1989, que também foi muito disputada, foi uma campanha épica. Essa que fizemos agora foi dramática até o final, mas um drama com final feliz para nós”.
 
Ele negou que o Brasil saiu dividido das eleições. "Não acredito nessa divisão até porque o Brasil é um só e os dois candidatos foram votados no Brasil inteiro”, disse. “Não vejo necessidade de pacificar o país porque ele não está conflagrado. É natural que nas democracias, nos regimes presidencialistas, o governo dialogue permanentemente com a oposição. E é natural que a oposição se constitua como tal, que fiscalize, que critique, que proponha e que derrote projetos do governo. Esse diálogo vai ser mais exercitado agora, assim que começarem as tratativas políticas para a constituição do novo Parlamento", acrescentou.

O presidente do PT também comentou sobre a operação Lava Jato [que investiga um esquema de corrupção na Petrobras], dizendo que o partido já se dirigiu ao Supremo Tribunal Federal e também à Procuradoria-Geral da República para solicitar acesso aos termos da delação premiada. A intenção, segundo ele, é verificar se há alguma delação referente a militantes do partido. “A alusão genérica ao PT atinge a todos nós e é preciso que isso seja personalizado. Se isso existir e é preciso que haja provas comprovando a participação de qualquer filiado nosso a crimes, o PT tomará as providências previstas no estatuto do partido [contra o militante]”.

Para o tesoureiro e coordenador financeiro da campanha de reeleição de Dilma à Presidência, Edinho Silva, a eleição demonstrou que será necessário que o Congresso faça “uma nova regulamentação eleitoral, tornando os elementos mais equânimes na disputa”. “A democracia se consolida quando há condições igualitárias na disputa e esse é um processo que temos que avaliar. Temos que fazer não só a reforma política, mas uma reforma eleitoral que torne, cada vez mais, as disputas equânimes”, disse.

Edinho ressaltou que a derrota significativa do partido no estado de São Paulo não se deve a uma desorganização do PT, mas é resultado das manifestações de junho do ano passado, que para ele foram “um divisor histórico”, e também aos ataques sofridos pelo partido no estado. Outro fator que explicaria a derrota do partido em São Paulo seria a criação de uma nova classe média que teria sido influenciada por setores mais conservadores. “O que penso é que os setores médios desses bairros [da zona leste da capital paulista, antigo reduto petista] tiveram uma contaminação da opinião pública de setores médios mais tradicionais da cidade de São Paulo”.


Fonte: PT defende reforma política e regulação da mídia como prioritárias

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias