Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Com Mercadante, Casa Civil manterá perfil político

Publicado em 31/12/2014 - 12:26

Por Helena Martins - Repórter da Agência Brasil Brasília

Aloizio Mercadante continuará como responsável pela Casa Civil no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. O nome foi divulgado hoje (31) por meio de nota da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

O ministro comanda o órgão responsável pela coordenação das ações do governo desde fevereiro deste ano, quando substituiu Gleisi Hoffmann, senadora que se afastou do governo para concorrer ao governo do Paraná. Até então, Mercadante, que é doutor em economia, havia chefiado dois ministérios no governo Dilma: o da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre 2011 e 2012, e o da Educação, entre 2012 e 2014.

Aloizio Mercadante

Aloizio Mercadante continua como ministro-chefe da Casa Civil no segundo mandato Dilma RousseffAgência Brasil/Arquivo

Este ano, Mercadante tornou-se uma das pessoas mais próximas da presidenta. Participou ativamente da coordenação da campanha à reeleição e chegou a se licenciar do governo para se dedicar ao segundo turno da disputa presidencial. Liderança no PT, do qual foi fundador e vice-presidente (1991–1999), Mercadante confere à Casa Civil um forte perfil político.

O ministro também tem experiência legislativa. Foi senador pelo estado de São Paulo entre 2003 e 2010 e deputado federal pelo estado por dois mandatos (1991-1995 e 1999-2003). Na arena eleitoral, também foi candidato à Vice-Presidência da República na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1994 e encabeçou a chapa ao governo do estado em 2006 e em 2010, tendo sido derrotado por José Serra e por Geraldo Alckmin.

Edição: Aécio Amado

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias