logo Agência Brasil
Política

Ricardo Berzoini será o novo ministro das Comunicações

Helena Martins - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 29/12/2014 - 19:44
Brasília

O Ministério das Comunicações continuará sendo comandado por um petista. Atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini vai substituir Paulo Bernardo à frente da pasta, uma das sete cuja nova composição foi anunciada hoje (29).

Bancário, Berzoini iniciou sua militância no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em 1985. Três anos depois, foi secretário de Imprensa e Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi também fundador e primeiro presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

Eleito deputado federal pelo PT quatro vezes (1998, 2002, 2006 e 2010), no final de 2005, foi eleito presidente nacional do PT. No governo Lula, foi ministro da Previdência Social, quando esteve à frente da reforma da Previdência, e depois assumiu a pasta do Trabalho e Emprego.

Agora, Berzoini deve enfrentar a discussão sobre a regulação da mídia. Durante a campanha eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a regulação econômica do setor, proposta que teve a concordância do agora ministro, um dos coordenadores da campanha à reeleição. Em entrevistas ao longo deste ano, ele defendeu medidas como a regulamentação dos artigos da Constituição que proíbem o monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação.