Eduardo Cunha assume presidência da Câmara e promete trabalhar em harmonia

Ele afirmou que será o presidente de toda a Câmara e não somente dos

Publicado em 01/02/2015 - 21:43 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 02/02/2015 - 16:26

O deputado Eduardo Cunha discursa após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados (Wilson Dias/Agência Brasil)

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que não irá atrapalhar a governabilidade Wilson Dias/Agência Brasil

Ao assumir a presidência da Câmara, eleito em primeiro turno, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) agradeceu os votos dos deputados e cumprimentou os adversários. Ele afirmou que será o presidente de toda a Câmara e não somente dos que votaram nele. “Vamos buscar a altivez do Parlamento. Esta Casa é o palco dos grandes debates da sociedade. O governo sempre terá, pela sua legitimidade, a maioria para governar quando ela tiver de ser exercida.”

Eduardo Cunha disse que, de sua parte, não haverá qualquer tipo de retaliação àqueles que trabalharam por outras candidaturas. Ele destacou que o Parlamento sabe reagir às pressões. “Temos é que começar a trabalhar, sem retaliação. Porque todos aqui vieram para trabalhar. Vamos começar votando o Orçamento Impositivo e outras matérias que estão prontas para serem votadas no plenário”, disse. A previsão é que a proposta de emenda à Constituição entre na pauta na terça-feira (3).

O presidente da Câmara comentou a relação que pretende adotar com os demais Poderes. “Esta presidência não irá atrapalhar a governabilidade. Vamos garantir a governabilidade e isso não significa ser submisso”. Cunha destacou que respeitará os demais Poderes mas, também, exigirá respeito à Câmara. “Vamos respeitar os outros Poderes, mas exigindo respeito. A Câmara terá sua dinâmica.”

Após agradecer os votos, o novo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, determinou a apuração dos votos dos demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara e anunciou o resultado da votação e os eleitos para comporem com ele a direção da Casa. Para a 1ª vice-presidência foi eleito o deputado Waldir Maranhão (PP-PE), com 428 votos; para 2º vice, o deputado Giacobo (PR-PR) com 322 votos.

Para a 1ª Secretaria, foi eleito o deputado Beto Mansur (PRB-SP), com 436 votos; a segunda secretaria ficou com o deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), com 437 votos; a terceira, com a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que obteve 456 votos, e a quarta, com o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que conquistou 457 votos. As suplências ficaram com os deputados Mandetta (DEM-MS), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Luiz Erundina (PSB-SP) e Ricardo Izar (PSD-SP).

O novo presidente da Câmara está no quarto mandato consecutivo pelo PMDB. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e líder de seu partido.

Amanhã (2), às 15h, será feita a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos desta legislatura. Na ocasião, o governo encaminhará ao Congresso a mensagem da presidenta Dilma Rousseff pela abertura do ano legislativo.

*Matéria alterada às 16h26 do dia 02/02/2015 para corrigir informação no quinto pargágrafo. O deputado Mandetta é de Mato Grosso do Sul, e não de Mato Grosso, como o texto informava.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias