CPI aprova convite para ouvir presidente do HSBC no Brasil

Publicado em 09/04/2015 - 12:11 Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O presidente do HSBC no Brasil, Guilherme Brandão, deverá comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga contas de brasileiros em uma agência do banco na Suíça. Além dele, na reunião de hoje (9), os parlamentares também aprovaram convites para dois ex-diretores do Metrô de São Paulo Paulo Celso Silva e Ademir Venâncio de Araújo. Os executivos estão na lista de investigados por suposta evasão fiscal. As datas dos depoimentos ainda não foram marcadas.

Outro requerimento aprovado na reunião de hoje é o que solicita o compartilhamento de informações com o Banco Central (BC) e a Receita Federal sobre os 129 brasileiros que estão sendo investigados. Os senadores querem saber quantos processos já foram instaurados, prazo de conclusão e o atual andamento da tramitação de cada um deles. As autoridades financeiras também deverão informar à CPI os dados pessoais e as informações das contas bancárias mantidas no HSBC suíço, assim como o número de brasileiros que declararam ao BC serem titulares de contas no exterior.

Ontem um grupo de parlamentares da comissão esteve com o embaixador da França no Brasil, Denis Pietton. Os senadores pediram apoio para o compartilhamento de dados com as autoridades francesas que investigam a evasão fiscal na agência suíça do banco, caso conhecido como Swissleaks. A França já protocolou acordos de compartilhamento de dados com 19 países, alguns deles conseguiram repatriar recursos desviados. O Brasil deve ser o 20º país a formalizar este procedimento, pois a mesma solicitação também foi feita pela Receita Federal e pelo Ministério Público às autoridades francesas.

"Fizemos este apelo ao embaixador, para que esta cooperação se dê o mais rapidamente possível", acrescentou o vice-presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
 

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias