Dilma discute com empresários brasileiros formas de ampliar relações com EUA
No primeiro compromisso da viagem aos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff reuniu-se hoje (28), em Nova York, com empresários brasileiros que mantêm negócios no país e que integram a comitiva da presidenta. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, o objetivo foi conversar com os empresários sobre formas de ampliar as relações com os Estados Unidos e aumentar os investimentos.
A reunião durou cerca de três horas, tempo em que Dilma Rousseff ouviu alguns dos cerca de 20 empresários que participaram do encontro. Ministros das áreas de desenvolvimento industrial, ciência e tecnologia e da área econômica acompanharam a presidenta na reunião.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou a Nova York no início da tarde e conseguiu participar de parte da conversa com os empresários. Na véspera da viagem, Levy foi hospitalizado com embolia pulmonar e não pôde viajar com a presidenta e a comitiva. Ele seguiu ontem (28) à noite em voo comercial para Nova York.
Levy conversou rapidamente com jornalistas ao chegar ao hotel e disse que está bem. Ele negou que tenha desobedecido ordens médicas para que não viajasse.
Também participaram os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa; da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; da Educação, Renato Janine Ribeiro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Amanhã (29), a presidenta Dilma reúne-se com investidores do setor financeiro e com empresários do setor produtivo. Em Nova York, ela também irá se reunir com o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger e participa do encerramento do Encontro Empresarial sobre Oportunidades de Investimento em Infraestrutura no Brasil. Em seguida, embarca para Washington, onde será recebida por Barack Obama.