Você está aqui

Valdir Simão é o novo ministro do Planejamento

  • 18/12/2015 18h38publicação
  • 18/12/2015 18h49atualização
  • Brasílialocalização
Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão participa do programa Bom dia, Ministro (José Cruz/Agência Brasil)

O  novo  ministro  do Planejamento  chefiou  a  Controladoria  da  União durante todo o anoArquivo/Agência Brasil

Valdir Moysés Simão deixa a Controladoria-geral da União (CGU) para assumir o Ministério do Planejamento, no lugar de Nelson Barbosa. Simão esteve à frente da CGU durante todo o ano, assumindo o cargo de ministro-chefe em janeiro de 2015. Natural de São Paulo, o novo ministro do Planejamento tem 55 anos e é servidor de carreira da Receita Federal há 27 anos.

Foi secretário adjunto da Receita em 2007 e 2008, além de ter ocupado a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em duas oportunidades; nos períodos de 2005 a 2007 e de 2008 a 2010. Em 2011, foi secretário da Fazenda do Distrito Federal e depois secretário executivo do Ministério do Turismo, onde ficou até 2013.

Simão também atuou como secretário executivo da Casa Civil em 2014, além de coordenar o Gabinete Digital da Presidência da República. Ele é graduado em Direito, com especializações em Gestão de Arrecadação da Seguridade Social, Direito Empresarial e em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social. Também tem em seu currículo cursos nas áreas de direito, gestão pública e privada, planejamento estratégico e inteligência, e gerenciamento de crises.

No lugar de Valdir Simão na CGU, o Palácio do Planalto anunciou que assume interinamente o secretário executivo da pasta, Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

O texto foi ampliado às 18h49

Edição: Nádia Franco