Defesa de Jucá pede à PGR acesso ao conteúdo de conversas

Publicado em 23/05/2016 - 20:53 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A defesa do ministro licenciado do Planejamento, Romero Jucá, pediu hoje (23) à Procuradoria-Geral da República (PGR) acesso ao conteúdo das conversas gravadas entre ele e Sérgio Machado, ex-diretor da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras. No documento, os advogados também solicitaram à procuradoria informações sobre a existência de alguma investigação sobre o caso.

Segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, em conversa com Machado, Jucá sugere um “pacto” para tentar barrar a Operação Lava Jato. De acordo com o jornal, Machado afirma estar preocupado por acreditar que ele seria alvo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, devido a relação dele com a cúpula do PMDB. Machado já foi citado por delatores da Lava Jato.

Mais cedo, Jucá decidiu se licenciar da pasta para aguardar uma manifestação da PGR sobre o caso. A exoneração do ministro deverá ser publicada amanhã (24) no Diário Oficial da União, ato que permitirá o retorno do ministro à atividade parlamentar no Senado, onde foi eleito pelo estado de Roraima.

Ao anunciar seu afastamento do ministério, Jucá afirmou que pretende voltar ao Senado para fazer “o enfrentamento” e evitar “babaquices” e manipulações da oposição, como o PT.

“Sou o presidente do PMDB, sou um dos construtores desse novo governo e não quero, de forma nenhuma, deixar que qualquer manipulação mal intencionada possa comprometer o governo. Portanto, enquanto o Ministério Público não se manifestar, aguardo fora do ministério o posicionamento. Se ele se manifestar que não há crime, que é o que acho, caberá ao presidente Michel Temer me reconvidar ou não”, concluiu Jucá.

*Colaborou Ivan Richard

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias