Próximo a Temer, Eliseu Padilha assume a Casa Civil

Publicado em 12/05/2016 - 17:35 Por Maiana Diniz – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

O novo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, em entrevista coletiva após receber o cargo de seu antecessor, Moreira Franco (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Eliseu Padilha assumE a Casa CivilMarcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil

Advogado e empresário, o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) é O novo ministro da Casa Civil.

Padilha é considerado um dos políticos mais próximos do presidente Michel Temer e atuou ao lado dele na articulação política no Congresso em nome da presidenta Dilma Rousseff, no ano passado.

Padilha foi ministro da Aviação Civil no governo Dilma e deixou a pasta no início de dezembro de 2015, quando o rompimento entre o PMDB e o PT tornou-se mais evidente.
 

Trajetória política

Padilha se filiou ao antigo MDB, hoje PMDB, em 1966, e é considerado um dos melhores articuladores políticos do partido e do Congresso Nacional.

O primeiro cargo eletivo de Eliseu Padilha foi como prefeito de Tramandaí (RS), em 1989. Eleito pela primeira vez deputado federal em 1994, ele está no quarto mandato na Câmara, onde atuou nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, Educação e Minas e Energia.

Padilha foi ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso, de 1997 a 2001. Antes, foi secretário dos Negócios do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul.

Eliseu Lemos Padilha é natural de Canela (RS) e nasceu em 23 de dezembro de 1945.

 

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias