Arthur Virgílio Neto é reeleito para a prefeitura de Manaus

Candidato do PSDB, Arthur Neto tem 70 anos e foi deputado federal pela

Publicado em 30/10/2016 - 19:38 Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Arthur Virgílio Neto

Arthur Virgílio Neto (PSDB) é reeleito prefeito de Manaus Pedro França/Agência Senado 

O atual prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio Neto (PSDB), foi reeleito para comandar a capital amazonense por mais quatro anos. Neto venceu a disputa para a prefeitura com 56,18% dos votos válidos. Marcelo Ramos (PR) ficou em segundo lugar, com 43,82% dos votos válidos. Até agora foram apurados 91,66% das urnas, mas Neto já está matematicamente eleito.

Candidato do PSDB, Arthur Neto tem 70 anos, nasceu em Manaus e é o atual prefeito da cidade. Nacionalmente, é mais conhecido como Arthur Virgílio, sobrenome herdado do avô. Foi deputado federal pela primeira vez em 1983, começando uma longa história no Congresso Nacional. Após o primeiro mandato, voltou à Câmara em 1995, onde cumpriu dois mandatos consecutivos. Lá, tornou-se um dos líderes do governo Fernando Henrique Cardoso e chegou a ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Após deixar a Câmara, foi eleito senador. Deixou uma Casa Legislativa no dia 31 de janeiro de 2003 e assumiu na outra do dia seguinte. No Senado, tornou-se um dos principais líderes da oposição ao governo Lula.

Chegou a se candidatar ao governo do Amazonas duas vezes, em 1986 e 2006, mas foi derrotado em ambas. Seu mandato de senador terminou em janeiro de 2011. Tentou a reeleição no pleito de 2010, mas perdeu para Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB). Diplomata de carreira, voltou ao Itamaraty em 2011. Em 2012, foi eleito prefeito de Manaus em nova disputa com Vanessa Grazziotin.

Edição: Mariana Jungmann

Últimas notícias