Câmara de BH tem 56% de renovação e Assembleia de Minas também muda

Publicado em 03/10/2016 - 21:38 Por Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil - Belo Horizonte

A Câmara Municipal de Belo Horizonte terá uma renovação de 56% na nova legislatura. Dos 41 vitoriosos na eleição de ontem (2), 18 são vereadores reeleitos. Os outros 23 escolhidos no pleito não estavam exercendo mandato eletivo municipal. A representação feminina saltou de uma para três vereadoras.

O legislativo mineiro, que tem atualmente vereadores de 21 partidos, terá no próximo ano representantes de 22 siglas. O PHS e PTN terão as maiores bancadas com quatro vereadores cada. Em seguida virão PSDB, PSB, PTdoB e PMN com três representantes cada. Os números mostram um equilíbrio entre os partidos dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte que disputarão o segundo turno: João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS).

O crescimento mais expressivo foi do PHS, que atualmente não tem nenhum representante. No pleito de 2012, o partido chegou a eleger Marcelo Aro (PHS), mas dois anos depois ele se tornou deputado federal e trocou a Câmara Municipal pelo Câmara dos Deputados.

A vereadora mais votada da capital mineira é a cientista política Áurea Carolina, do PSOL. Com 17.420 votos, ela superou Wendel Mesquita (PSB), que alcançou 13.277, e o atual presidente da Câmara Municipal, Wellington Magalhães (PTN), que teve a preferência de 13.191 eleitores. Será a primeira vez que o PSOL terá representante no legislativo da cidade. Além de Áurea Carolina, a legenda terá também a representação de Cida Falabella.

Além do PHS e do PSOL, mais três partidos que estavam sem representação na Câmara conquistaram espaço no próximo ano: PMN, PR e Novo. Por outro lado, deixarão de ter representantes PV, PDT, PTB e PRP. O PSB é o partido que mais reduziu a bancada: de 8 para 3 vereadores. O PT e PSDB também tiveram perda significativa. Dos seis petistas eleitos em 2012, dois já haviam trocado de legenda ao longo do mandato. Entre os quatro remanescentes, dois se reelegeram. Já a bancada tucana reduziu de 5 para 3 vereadores.

A composição da nova Câmara Municipal ainda pode sofrer alguma alteração, pois há 30 candidaturas sub judice que não tiveram seus votos contabilizados. O indeferimento desses candidatos por juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) ainda terão recursos julgados. Caso a Justiça Eleitoral reverta alguma decisão, os votos serão considerados e podem interferir no quantitativo total das coligações, alterando a proporção de vagas destinadas a cada uma delas.

Assembleia

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também sofrerá mudanças. Dois deputados estaduais foram eleitos prefeitos em municípios mineiros. Deiró Marra (PSB) venceu a eleição em Patrocínio (MG) e Wander Borges (PSB) vai administrar Sabará (MG).

O vereador Coronel Piccinini (PSB) não conseguiu se reeleger para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, mas como é suplente de Wander Borges, assumirá o mandato de deputado estadual. No lugar de Deiró Marra, tomará posse o suplente Gustavo Santana (PR).

Ainda podem haver novas alterações na ALMG. O deputado estadual João Leite (PSDB) está no segundo turno da eleição de Belo Horizonte e seu concorrente Alexandre Kalil (PHS) tem como candidato a vice-prefeito o atual deputados estadual Paulo Lamac (Rede). Os suplentes de João Leite e Paulo Lamac são, respectivamente, Zé Maria (PSDB) e João Alberto (PMDB).


Confira a lista dos eleitos

Vereadores reeleitos: Juninho Los Hermanos (PSDB), Bim da Ambulância (PSDB), Pastor Henrique Braga (PSDB), Jorge Santos (PRB), Wellington Magalhães (PTN), Professor Wendel Mesquita (PSB), Bispo Fernando Luis (PSB), Orlei (PTdoB), Altair Gomes (PSC), Reinaldo Preto Sacolão (PMDB), Pedro Patrus (PT), Arnaldo Godoy (PT), Gilson Reis (PCdoB), Elvis Cortes (PSD), Preto (DEM), Leo Burguês (PSL), Juliano Lopes (PTC), Dr Nilton (PROS)

Novos vereadores: Áurea Carolina (PSOL), Cida Falabela (PSOL), Marilda Portela (PRB), Gabriel Azevedo (PHS), Helio da Farmácia (PHS), Wesley Auto Escola (PHS), Osvaldo Lopes (PHS), Pedro Bueno (PTN), Eduardo da Ambulância (PTN), Flávio dos Santos (PTN), Carlos Henrique (PMN), Nely do Valdivino (PMN), Cláudio da Drogaria (PMN), Álvaro Damião (PSB), Edmar Branco (PTdoB), Fernando Bórgia (PTdoB), Rafael Martins (PMDB), Catatau da Itatiaia (PSDC), Irlan Melo (PR), Doorgal Andrada (PSD), Mateus Simões (NOVO), Pedro do Depósito (PPS), Jair di Gregório (PP)

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias