Câmara de Vereadores do Recife mantém maioria de homens entre os eleitos

Publicado em 03/10/2016 - 18:50 Por Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil - Recife

A Câmara de Vereadores do Recife manteve, na eleição de ontem (2), a composição majoritariamente masculina. Dos 39 vereadores escolhidos neste domingo para tomar posse em 2017, apenas seis são mulheres, mesmo número da atual legislatura.

Apesar dos 15% de representação no Legislativo municipal, as mulheres são 55% da população da capital pernambucana.

As vereadoras eleitas ou reeleitas ontem estão entre os 15 mais votados para a Câmara nesta eleição. Duas lideraram o pleito: as reeleitas Michele Collins (PP) e Irmã Aimée (PSB). Ambas são da Assembleia de Deus e fazem parte da bancada evangélica, que saiu fortalecida da eleição municipal este ano no Recife. O terceiro vereador mais votado, Fred Ferreira (PSC), também faz parte do grupo que representa interesses religiosos.

Renovação

Catorze das 39 cadeiras (36%) da Câmara de Vereadores do Recife em 2017 serão ocupadas por legisladores de primeira viagem. A taxa de renovação foi igual à da última eleição, em 2012.

Entre os estreantes, estão herdeiros de famílias com tradição na política pernambucana, como Natália de Menudo (PSB), filha do vereador Estéfano Menudo (PSB); e Rodrigo Coutinho (SD), filho do deputado federal Augusto Coutinho (SD).

Partidos

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já tinha a maior bancada na Câmara dos Vereadores desde a última eleição, ganhou mais duas cadeiras, chegando a oito representantes. O governador do Estado, Paulo Câmara, e o atual prefeito do Recife e primeiro colocado no primeiro turno, Geraldo Júlio, são filiados ao PSB.

O PT, partido do outro candidato ao segundo turno à prefeitura do Recife, João Paulo perdeu três vagas na Câmara Municipal, caindo de cinco para dois vereadores. As bancadas do PTC, PTB e PDT também foram reduzidas. DEM, PHS, PTdoB, PTN e PV, que têm vereadores na atual legislatura, não terão representantes a partir de 2017.

Já o PSOL elegeu ontem o primeiro vereador da história do partido no Recife, Ivan Moraes. PEN, PROS, PSD, PSDC, SD e PSC, que também não tinham vereadores na atual gestão, terão vagas a partir de 1° de janeiro do ano que vem.

PSDB, PSL, PRP, PPS e PCdoB manterão o número de vereadores que têm atualmente.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias